União de Freguesias Mazarefes e Vila Fria

O executivo da Junta de Freguesia, que engloba Mazarefes e Vila Fria, criou um grupo de trabalho para analisar a questão da desunião das duas freguesias, de acordo com a legislação recentemente aprovada.

Esta união não foi do agrado das duas freguesias. Nem Mazarefes apoiou, nem Vila Fria. As freguesias sempre mantiveram e pretendem manter a sua independência.

Embora as pessoas convivam e interajam, na verdade ambas pretendem ser independentes.

Este comportamento não é recente, recordo que há muitas dezenas de anos este sentimento era latente na generalidade das pessoas, tornando-se mais evidente desde que o Estado Novo criou as casas do povo, com sede em Mazarefes, e para agravar a situação a assistência médica era prestada somente na casa do povo o que dificultava imenso a deslocação das pessoas com mobilidade reduzida. Na época, os caminhos eram lamacentos e inóspitos. 

Com o tempo, a interligação das pessoas tornou-se mais fácil, mas as duas freguesias sempre se mostraram independentes, com cultura própria, com hábitos diferentes. Poderemos constatar pela diferença na realização das festividades religiosas e no desporto. Enquanto Vila Fria tem o futebol como desporto de eleição, Mazarefes tem o atletismo, onde são exímios.

Como referimos, as pessoas convivem e confraternizam. De realçar, a familiaridade na festa do Natal em que as duas freguesias convivem e partilham a alegria da festa da família, mas os sentimentos de independência estão sempre presentes.

Os executivos, desde a união, têm sido formados por eleitores de Mazarefes, mas devemos realçar o trabalho realizado em Vila Fria, nomeadamente a ampliação do campo de jogos e o piso sintético; alargamento da Rua Dr. Joaquim Ferreira; alargamento da curva do Junqueiro conhecida como Manuel Vitorino; conclusão das obras no cemitério, através da  marcação das sepulturas na parte ampliada e o acesso a cadeiras de rodas extensivo à capela mortuária; eliminação da entrada de água na residência paroquial após a feitura de uma drenagem bem conseguida; constituição de propriedade horizontal do grandioso edifício onde se situa a sede da Junta de Freguesia no primeiro piso e o rés do chão que pertence à paróquia; parque infantil junto ao Bar da Junta; saneamento no lugar do Monte da Ola, no lugar de Sabariz, Ponte Pedrinha, Rua, Cavagem Junqueiro, faltando ainda os lugar do Outeiro, Valverde e parte da Rua. Mas estamos certos que a sua concretização será em breve.

Muitas mais obras são necessárias na freguesia, por exemplo  a consolidação do edifício da Junta de Freguesia e da Fábrica da Igreja, beneficiar os arruamentos do lugar de Valverde e do acesso à capela de Santo Amaro, continuação do alargamento da Rua Dr. Joaquim Ferreira, reinstalar a Capela do Repouso, promover a instalação da futura zona industrial, e a instalação e integração de associativismo na antiga escola primária.

O novo executivo, quer seja da união das freguesias, quer seja de Vila Fria em caso de desunião, terá uma grande tarefa, muito esforço e dedicação para que Vila Fria se mantenha na vanguarda.

A todos que contribuam para o bem-estar das populações o nosso bem hajam.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.