União de Sindicatos/CGTP assinala 1º de Maio em Viana

“Aumentar Salários e Pensões, garantir direitos e combater a exploração!” são o mote para as comemorações do 1º Maio da CGTP/Intersindical que também o assinala em Viana do Castelo, como é habitual.

O programa inicia-se pelas 9h30, com uma Manhã Infantil no Jardim Marginal, com provas de atletismo e atividades lúdicas. Para as 10h30, o Sindicato dos Metalúrgicos promove uma romagem ao cemitério, seguido de sessão solene na sede do sindicato.

Para o início da tarde (14h30), está prevista uma concentração no Largo da Estação, com desfile até à Praça da República. Aqui, pelas 15h00, registar-se-ão intervenções político-sindicais. Para as 15h30, também no mesmo espaço, com o apoio do INATEL, atuarão o Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e o Grupo Etnográfico da Areosa.

A terminar, a partir das 16h30, atuará o grupo musical Banda de Cá, com o apoio do Grupo Desportivo dos Trabalhadores dos ENVC.

1 de maio é o Dia do Trabalhador, uma data que tem origem na primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886.

Em Portugal, os trabalhadores assinalaram o 1.º de Maio logo em 1890, o primeiro ano da sua realização internacional. Mas as ações do Dia do Trabalhador limitavam-se inicialmente a alguns piqueniques de confraternização, com discursos pelo meio, e a algumas romagens aos cemitérios em homenagem aos operários e ativistas caídos na luta pelos seus direitos laborais.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.