A Agência Europeia do Medicamento recomenda a toma das duas doses da vacina num espaço de 21 dias, por isso a Task Force não vai aumentar o número de dias entre a toma, como recomendava a Comissão Técnica.
Em entrevista à revista Visão, a ministra da Saúde revela que “já recebemos resposta [da Agência Europeia do Medicamento relativa ao tempo de intervalo] e não é possível. Aconselham os 21 dias”.
Marta Temida acrescenta que o Governo mantém “o objetivo de vacinar 80% dos profissionais de saúde e de ação social e 80% das pessoas com mais de 80 anos até ao final de março”.
A ministra considera que “isso é o objetivo número um. E gostaríamos de garantir adicionalmente o maior número de vacinações de pessoas com mais de 50 anos e com comorbilidades, também até ao final de março”.
A segunda fase do calendário de vacinação contra a covid-19 arrancou esta semana. Ontem a ARS-Norte iniciou a vacinação em Braga, Porto, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Em Viana do Castelo o início da segunda fase deverá arrancar no dia 15 de fevereiro.