Valença promoveu “conversas em torno da mente” no Dia Mundial da Saúde Mental

No dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, o Município de Valença assinou um protocolo entre o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, juntamente com a Ordem dos Psicólogos Portugueses – Delegação Regional do Norte, com vista à promoção de saúde psicológica e bem estar da população.

Ao mesmo tempo decorreu a iniciativa “Conversas em torno da mente – a importância da saúde mental” que se realizou no Auditório dos Paços do Concelho e que serviu para identificar ações, projetos e novas iniciativas a implementar no concelho de forma a melhorar a saúde de todos.

Esta “Conversa em torno da mente” contou com a presença de Ana Paula Xavier, Vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, da Rede Social do Concelho e da Dra. Mercedes Alvarez.

Para Ana Paula Xavier este encontro serve para “chamar a atenção para a crescente problemática que é a saúde mental e que, cada vez, afeta mais pessoas, sendo que o Município, em articulação com os diferentes atores sociais deve potenciar e apoiar iniciativas e projetos que sustentam esta preocupação”.

O protocolo assinado resulta da necessidade de criar redes de apoio à comunidade, em particular no que se refere à saúde mental.

Com esta parceria pretende-se reforçar o trabalho já desenvolvido pelas técnicas de Ação Social do Município e dos demais parceiros locais, contribuindo para dar uma resposta às pessoas mais fragilizadas, sobretudo aquelas que ficaram com sequelas do período pandémico que acabamos de viver.

O protocolo pretende abrir portas à atuação na sensibilização e importância da intervenção dos psicólogos no Município de Valença, colaborar na promoção da literacia em saúde psicológica e bem-estar da população e colaborar na organização de eventos conjuntos e participar em eventos promovidos por ambas as entidades.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.