No passado dia 4 de novembro de 2022, decorreu no Auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, uma ação de sensibilização dirigida aos Agentes de Proteção Civil do distrito de Viana do Castelo intitulada “Os riscos da eletrificação da Linha do Minho – Socorrer em Segurança”.
A iniciativa contou com a presença de Arlindo Sousa, vereador da Câmara Municipal e com cerca de 150 participantes em representação das seguintes entidades. SMPC (Serviços Municipais de Proteção Civil); AMN (Autoridade Marítima Nacional); PSP (Polícia de Segurança Publica); GNR (Guarda Nacional Republicana); INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica); BOMBEIROS; CVP (Cruz Vermelha Portuguesa); ISS (Instituto de Segurança Social).
Para Arlindo Sousa, “esta iniciativa de sensibilização é fundamental para capacitar os agentes de Proteção Civil nas ações de socorro em plena Linha Ferroviária do Minho, alertando para os riscos inerentes à eletrificação da mesma”.
Esta ação enquadrada num programa de sensibilização para os riscos, pela Infraestruturas de Portugal e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo está relacionada com a entrada em funcionamento da catenária da Linha do Minho e tem como principal objetivo informar sobre alguns aspetos e especificidades necessárias a ter em conta em caso de acidente.