É uma das velhas tradições de Carreço, mariscar em noite de lua cheia é uma velha tradição local. Aqui dizemos que vamos aos “luarezes”.
A Sociedade de Carreço retoma e vai cumprir a tradição. No dia 30 de setembro lá vai estar com os sócios e amigos, no local certo, no sítio do Lumiar, melhor no coração de uma velha tradição, onde os nossos antepassados se deliciavam em noite de lua cheia ao som do harmónio do Cigalho, sendo certo que a missão primária era a apanha dos “luarezes”, mas tal facto não era impeditivo que também se cantasse e dançasse ao som do harmónio, sob o luar encantador da lua cheia.
Pois bem, é precisamente em noite de lua cheia, no próximo dia 30 de setembro, às 19h30, que a SIRC faz a concentração para ir aos “luarezes” no Lumiar.
Naquele local mítico e numa revisitação ao passado, onde a apanha dos luarezes será simbolizada, não só serão lembrados os nossos antepassados, como também a tradição, a cultura e a história da identidade carrecense.
Depois de realizado o preâmbulo deste evento extramuros da SIRC, o mesmo continuará na sede, às 21h, onde serão degustados os respetivos luarezes acompanhados com vinho novo, doce, como manda a tradição, e como complemento teremos uma boa feijoada.
A Direção da Sociedade está empenhada em retomar esta atividade e repô-la nos níveis de participação que já teve num passado recente, para isso apela-se a todos para participarem nesta ida aos luarezes e lembra que as inscrições devem ser feitas até hoje, dia 28.
Vamos lá Carreço, vamos aos luarezes.