Vamos ter Serração da Velha

Durante um longo período, esta popular tradição, muito querida dos carrecenses, não se pôde realizar em pleno e já lá vão quatro anos. Pode parecer que assim não é, mas é um facto verídico, pois a última serração da velha, em pleno, aconteceu em 2018, portanto faz brevemente quatro anos. Recordemos que em 2019, a serração da velha foi amputada da sua queima, isto porque estávamos numa época de intensos fogos florestais e não houve permissão para fazer a respetiva queima e a velha ficou de boa saúde. Em 2020 e 2021 foi a Covid-19 com a sua pandemia que não permitiu a realização deste evento.

Agora, em 2022, vamos ter a meio da quaresma, como manda a tradição, portanto no dia 23 deste mês de março, pelas 21 horas, a desejada serração da velha, a qual vai terminar no antigo largo da Cabine, próximo da sede da Junta de Freguesia, onde o povo aguarda sempre o desejado testamento que será lido para o público conhecimento de todos, em especial dos consortes da velha, os quais muitas das vezes não lhe ficam nada gratos pelos bens doados. Finda a leitura será então queimada a velha testamenteira.

A organização este ano recomenda-nos que a coisa vai prometer e adverte que desta vez o estafermo da velha não escapará, provavelmente esta afirmação advém da velha ter escapado durante três anos. Mas se a coisa assim promete, com certeza não será só pela incineração da desdita velha. Cuidem-se portanto também as moçoilas, associações e entidades para receberem os respetivos legados, porque esta crise de dois anos sem testamento, leva-nos a estarmos de acordo com a organização quando diz que a coisa promete.

Como também já é habitual, a organização deste evento é da Ronda Típica de Carreço, evento ao qual esta associação se dedica tenazmente para não se perder uma tradição carrecense que transita de geração em geração e à qual o povo de Carreço dedica muito carinho. A organização faz apenas dois pedidos, um é que todos partilhem e divulguem este evento junto dos amigos e conhecidos, o qual a Ronda leva a efeito graciosamente. O outro é que todos se preparem e no dia e hora marcados, compareçam em força para gritarem bem alto: OLHÁÁÁ VELHAAA! Sim, porque a velha depois dos fogos e da pandemia está de volta!  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.