VI edição da 3h resistência de BTT Vila Franca Blisq

No dia 26 do passado mês de janeiro, a A.C.R. de Vila Franca (Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca), através do seu pelouro do desporto e do incansável grupo “Amigos do Desporto”, organizou, entre as 10h e as 13h, mais uma prova de BTT (Bicicletas Todo Terreno), designada como VI – 3h Resistência BTT Vila Franca Blisq. Esta é a primeira de duas grandes provas de BTT realizadas, anualmente, em Vila Franca.

Depois de um intenso trabalho na preparação deste grande evento desportivo, a organização instituiu as 23h59 de sexta-feira, dia 24, como limite para aceitação de inscrições. O dia seguinte, sábado, foi destinado a treinos e ações ao nível de secretariado, para que as falhas, a existirem, fossem as menores possível.

No domingo, dia da prova, os trabalhos iniciaram-se às 7h30, com ações de secretariado (confirmação de inscrições, atribuição de dorsais, e outros serviços), trabalho que se prolongou até às 9h. Às 9h45 todos os participantes se prepararam para a partida, que aconteceu às 10h. A prova contou com a inscrição de 196 atletas, de ambos os sexos, divididos pelas 17 categorias seguintes: triplas masculinos; solo master feminino; solo M50, M40 e M30; solo elite masculino; masters 60, 50, 40, 30; elites; e-bikes; dupla mista; dupla masters 50, 40, 30 e dupla elites.

Como não podia deixar de ser, a prova, que foi superiormente acompanhada pela bem audível voz do inconfundível speaker Ângelo Pedrosa, foi dada como concluída às 13 horas. Pelas 13h30, iniciou-se a cerimónia protocolar de entrega de prémios aos três primeiros de cada uma das categorias.

Concluída com êxito a VI edição da 3h Resistência BTT Vila Franca Blisq, trabalha-se já na realização de outra grande prova, de âmbito mais alargado, o XVI BTT XCO Vila Franca, a realizar nos dia 07 e 08 de março e do qual daremos mais pormenores em próximos números.

VILA FRANCA E O BTT
A VI edição da 3h Resistência BTT Vila Franca Blisq foi mais uma grande realização dos “Amigos do Desporto”, sob a égide da A.C.R. de Vila Franca, que proporcionou aos amantes de BTT a possibilidade de correr no sinuoso e incrível percurso natural que Vila Franca oferece aos praticantes desta modalidade desportiva. As provas de BTT – 3h de resistência, que se realizam desde 2015, e a XCO, reativada nesse mesmo ano, contribuíram para a abertura de novos os horizontes para os vilafranquenses e não só, quanto à prática do desporto velocipédico de todo terreno. E criaram, também, um grande entusiasmo que fez com que se verificasse uma considerável adesão local à prática da modalidade. Este facto levou a A.C.R. de Vila Franca a apostar na criação de uma equipa de BTT, da qual faz parte o grande David Vaz, de quem contamos, mais tarde, poder divulgar algumas notas.

Para que se mantenha o atual quadro de iniciativas, bem como uma maior e melhor difusão da modalidade, é importante que a A.C.R. de Vila Franca continue a contar com o necessário e indispensável apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. É, também, forçoso manter a confiança dos patrocinadores na força criativa e dinamizadora, deste pequeno/grande grupo de vilafranquenses. Impõe-se potenciar as inegáveis condições inatas que Vila Franca propicia aos praticantes, para poderem e deverem querer, sempre, atingir patamares mais elevados. Agregando a grande capacidade de trabalho organizativa com as excecionais condições congénitas facultadas por uma pequena franja de área urbana e o sopé do Monte de Roques, ou do Santinho. Vila Franca tem tudo para ser, e já é, por muitos considerada, a capital do Alto Minho de BTT. Consciente desta realidade, a Câmara Municipal, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia e a A.C.R. de Vila Franca, em boa hora, decidiu avançar com a construção de um centro de BTT, nesta localidade.

O projeto, elaborado por um técnico com forte ligação à freguesia, teve a sua apresentação pública em janeiro de 2017, no edifício sede da A.C.R. de Vila Franca (Casa do Povo). De então para cá, o processo foi sujeito a algumas alterações que fizeram com que a responsabilidade direta pela execução do centro de BTT deixasse de ser da Junta de Freguesia e passasse para a esfera da A.C.R. de Vila Franca. Iniciados os trabalhos daquela que é considerada a primeira e, na prática, a mais importante fase do projeto, o Centro de BTT será, estamos convictos, uma infraestrutura que, a um prazo relativamente curto, muito dignificará Vila Franca e ajudará a freguesia a colmatar algumas lacunas, mais sentidas por altura de grandes concentrações populares, como na Festa das Rosas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00