Como já vem sendo costume há muitos anos na noite de sexta-feira Santa, no dia 19 de abril, viveu-se em comunidade a Via-Sacra do Senhor, numa encenação ao vivo, desta vez meditando na Paixão de Jesus segundo o Evangelho de São Lucas.
Com início na capela de Nossa Senhora das Neves, a primeira meditação foi sobre a transfiguração de Jesus no Monte Tabor. Depois o cortejo, com dezenas de figurantes, seguiu em direção à igreja paroquial, parando mais algumas vezes em lugares já determinados para a encenação das restantes estações.
Uma noite amena convidava à oração, na contemplação dos sofrimentos de Cristo na Sua Paixão e Morte. Muito povo acompanhava o cortejo, gente da terra e também de fora, pois são já em grande número os forasteiros que vêm assistir à encenação, que melhora a cada ano.
A encenação da Via-Sacra envolve muitas pessoas, entre figurantes, leitores, técnicos de som e iluminação, preparação dos cenários, etc. São chamados os movimentos da Igreja à participação, assim como a catequese, mas também pessoas sem qualquer vínculo com esses movimentos. Basta querer participar e há espaço para toda a gente. E é gente que, gratuitamente, participa, sem outro agradecimento a não ser a bênção do Senhor. Que Ele a todos compense.
Noite de fados
A Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Emigrantes organiza mais uma Noite de Fados, agendada para o próximo dia 11 de maio, pelas 21h30, no Centro Social e Paroquial de Castelo do Neiva. Ao palco subirão duas vozes do fado, Cláudia Pimenta e Jorge Gomes, acompanhadas por José Manuel na guitarra portuguesa, e José Costa Pereira na viola de fado.
Para além da música, haverá uma mesa recheada de petiscos, caldo verde e não faltará um bom vinho a acompanhar. As reservas das mesas podem ser feitas junto dos membros da Comissão de Festas ou através dos seguintes contactos: 961 063 562 ou 915 199 388.
O preço será de nove euros por pessoa, com entrada gratuita para crianças com idade inferior a 12 anos.
Contam com a presença de todos os amantes do fado para que se ouça, com uma “alma que sabe escutar”, esta canção, que nos fala dos sentimentos profundos da alma portuguesa.
Falecimentos do mês de abril
Durante o mês de abril faleceram os seguintes conterrâneos: no dia 17, Paula Cristina Rolo de Azevedo, de 44 anos, residente em Chafé veio a sepultar no cemitério de Castelo do Neiva; no dia 22, Manuel de Sá Lima, de 86 anos, e Maria Emília Pires da Silva, de 92 anos, residente em Lamego e que veio a sepultar no cemitério de Castelo do Neiva.
Às famílias enlutadas dirigimos sinceros sentimentos de pesar.