Via Sacra e VIII Semana Bíblica na nossa Freguesia

Na tarde de domingo, dia 24 de março, pelas 16 horas, a Paróquia da Meadela, cumpriu uma antiga tradição de ir em “Via Sacra” ao lugar do Calvário, um (antigo) lugar da freguesia com o mesmo nome e onde, apesar da urbanização que inundou a Freguesia e da toponímica que anulou os lugares, «o espaço» mantém-se intacto e conservado. O designado “Calvário” hoje com o topónimo de rua das Cruzes do Calvário contempla as Cruzes das últimas Estações da Via Sacra. Ali foram colocadas em tempos que cremos “imemoriais”, tal como as restantes da Via Sacra com início no adro da Igreja Paroquial e que se prolongam ao longo da rua Padre Alfredo Guerreiro, rua da Via Sacra, Travessa das Oliveiras, terminando na rua das Cruzes do Calvário.

Como habitualmente, a “Via Sacra”, teve o envolvimento dos Movimentos e Obras de Apostolado da Paróquia, com representação no Conselho Pastoral Paroquial, com envolvimento direto na ultimação dos textos e na leitura de uma “Estação” por um representante de cada Movimento.

No corrente ano, deram também o seu contributo os dois Grupos de jovens da Paróquia “Rosa dos Ventos” e Radicy e as crianças da Catequese, bem como o Grupo de Escuteiros da Meadela, que deu a sua habitual colaboração na logística de orientação do trânsito ao longo de todo o percurso.

Outro facto a referir, foi a colocação «previamente» em cada uma das Cruzes (de granito) da Via Sacra, de uma fita “roxa” com a inscrição de uma palavra, enquadrada na própria Estação, que no final era recolhida e colocada numa única “Cruz de Madeira” transportada por jovens e que cada criança pegava simbolicamente.

De assinalar o elevado número de meadelenses que se incorporaram devotamente na Via Sacra, em tarde do III domingo da Quaresma.

VIII Semana Bíblica Interparoquial

Realizou-se e nos dias 27, 28 e 29 de março, no Centro Paroquial da Meadela, a “VIII Semana Bíblica Interparoquial”, em que, tal como em anos anteriores, foi orador o Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, constituindo, mais uma vez, um tempo forte de reflexão de preparação para a Páscoa e simultaneamente um tempo de formação Bíblica.

O Salão Paroquial da Meadela, registou nestes três dias uma boa assistência, com pessoas vindas de várias Paróquias, com predominância natural para a Meadela e paróquias vizinhas, registando-se também a presença de alguns párocos.

Na abertura, em breves palavras o Reverendo Monsenhor Manuel José Vilar, pároco da Meadela, saudou o D. Anacleto Oliveira, a quem agradeceu a sua anuência a mais uma vez nos vir partilhar connosco os seus profundos conhecimentos Bíblicos e agradeceu a presença de todos os que quiseram ouvir o Bispo, nesta preparação para a Páscoa.

Esta Semana Bíblica Interparoquial foi dedicada aos “Atos dos Apóstolos” cujo livro estabelece uma ponte entre o registo da vida de Jesus, vertido nos quatro Evangelhos, e as obras dos Apóstolos, que estão na génese das primeiras comunidades Cristãs.

Com a simplicidade a que nos habituou e o seu profundo conhecimento da Bíblia, D. Anacleto Oliveira, cativou mais uma vez a atenção e o interesse da vasta assistência que participou nestes três dias de verdadeira formação e reflexão da Bíblia, centrada nos Atos dos Apóstolos, livro que nos relata a formação e vivência das primeiras “Comunidades Cristãs”.

D. Anacleto destacou que o herói dos Atos dos Apóstolos é a «palavra» que sai cada vez mais triunfante. Tratava-se de uma comunidade estável que vivia em comunhão fraterna e total. A comunhão entre os Apóstolos é das coisas mais belas do Evangelho.

Depois de se debruçar sobre «Conversão de S. Paulo», considerou que este é talvez o acontecimento mais importante dos Atos do Apóstolos, onde S. Paulo de perseguidor dos Cristãos, passa a incansável anunciador de que Jesus Cristo é realmente o filho de Deus, tornando-se um verdadeiro missionário.

A conversão de S. Paulo foi determinante para a vida da Igreja e o Cristianismo, sem S. Paulo não teria saído como saiu. E citando o Papa Francisco referiu: “Não há nenhum cristão que não seja Missionário; cristão é aquele que sai, que caminha para Deus e que transmite o Evangelho com a sua vida”.

A terminar a “VIII Semana Bíblica”, o pároco da Meadela, reverendo Monsenhor Manuel José Azevedo Vilar, que conjuntamente com o reverendo padre Nuno Maria Martins dos Reis, pároco das Paróquias de Perre e Outeiro, organizam a Semana Bíblica Interparoquial.

Agradeceu de novo a D. Anacleto Oliveira, a sua generosidade em aceder, mais uma vez, a partilhar connosco o seu profundo saber Bíblico; ficando desde já marcada a “IX Semana Bíblica” para o próximo ano; compromisso que o D. Anacleto, assumiu ao despedir-se dos presentes.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.