A 1.ª edição do Vimagia – Festival de Magia de Viana “excedeu as expectativas”, segundo a organização. No Teatro Sá de Miranda, museus do Traje e Artes Decorativas e nos vários espaços ao ar livre na cidade, terão sido cerca de mil espectadores a assistir às várias apresentações durante as últimas sexta-feira e sábado.
O projeto tinha sido premiado no âmbito do projeto Viana Jovens com Talento e objeto de um apoio da Câmara Municipal de oito mil euros.
A direção artística coube aos Quase Quatro (Tomé Pinto e Tozé Cruz), um grupo de mágicos vianense. Além destes, também atuaram quatro mágicos – Ricardo Pimenta, Zé Mágico, André Nage e Francisco Mousinho – vindos de regiões da Grande Lisboa, Viseu e Vila Real.
Os espetáculos, particularmente os de rua e dois museus, serviram, em muito, para as interações com o público mais jovem, com truques em que participaram e sobre os quais receberam algumas explicações.
No espetáculo de encerramento, com perto de 250 espectadores no Teatro Sá de Miranda, todos os mágicos tiveram oportunidade de participar com atuações de cerca de 20 minutos, com pequenas intervenções dos Quase Quatro nos intervalos (das atuações) e video-projeções, designadamente do Monte de Santa Luzia.