Viana do Castelo recebe esta semana (até amanhã) o Simpósio da União Astronómica Internacional. Este é o 352º Simpósio da União Astronómica Internacional, que tem como tema “Uncovering early galaxy evolution in the ALMA and JWST Era”, com o objetivo de descobrir a evolução das galáxias primordiais na era dos telescópios ALMA e JWST, e acontece no Forte Santiago da Barra, numa organização da União Astronómica Internacional, Universidade Nacional Australiana, Universidade de Leiden (Holanda) e Universidade do Porto/Instituto de Astrofísica.
Este encontro conta com cerca de 180 participantes vindos de 24 países diferentes, entre Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Espanha, Chile, Japão, França, Austrália, Itália, Reino Unido, México, Suíça, Croácia, Dinamarca, Brasil, Canadá, Suécia, Hungria, Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Singapura, Índia e China.
Amanhã, dia 07, às 21h, o Teatro Sá de Miranda acolhe “Sarau astronómico: à descoberta do nosso Universo”, um evento de entrada livre, que inclui palestras e que contará com a participação de Teresa Lago, astrónoma portuguesa de renome e atual secretária-geral da União Astronómica Internacional; Miguel Gonçalves, comunicador de ciência, da rubrica semanal “A Última Fronteira”, na RTP; e com os investigadores David Sobral, Catarina Alves de Oliveira e Elisabete da Cunha.
Em parceria com a Câmara Municipal, no sábado, dia 08, entre as 21h30 e as 23h30, a Praia Norte acolhe o evento “Observações do céu com telescópios: Viana à luz das estrelas”, de entrada livre. Aí, o público poderá ver uma variedade de objetos astronómicos através de telescópios, como as crateras da Lua, o planeta Júpiter, o enxame de estrelas de Hércules,e a nebulosa planetária M57.