Viana aprova despacho de proibição de fogo de artifício

Até segunda-feira é proibido lançar fogo de artifício ou fazer trabalhos em meios florestais com máquinas que possam “provocar faísca”. O despacho é do Governo e foi também aplicado em Viana do Castelo. A medida entra hoje, dia 02 de agosto, em vigor e prolonga-se até ao dia 06. Festas de cinco freguesias do concelho serão afetadas.

À margem da reunião de Câmara realizada hoje, o presidente em exercício Vítor Lemos informava que “acabo de assinar um despacho decretando a proibição de utilização de fogo de artifício de 02 a 06 de agosto. E ainda a realização de todos os trabalhos florestais com recurso a motosserras (…) que possam produzir faísca capazes de criar situações de alto risco”.

O despacho foi emitido pelo Governo e insere-se no âmbito da “Declaração da Situação de Alerta”, prevista na Lei de Bases de Protecção Civil, o Governo determinou ainda algumas medidas de carácter excepcional, como a dispensa do serviço de funcionários públicos que sejam também bombeiros ou lançamento de fogo de artifício ser proibido, mesmo nos casos em que tenha sido autorizado.

“Numa fase de alterações climáticas e de grande mudança do clima temos de cumprir todas as regras de prevenção de incêndios”, referia Vítor Lemos. O presidente em exercício manifestava que não iriam emitir nenhum carácter de exceção e o lançamento de fogo de artifício nas festas das Neves, Meadela, Darque, Vila Fria e São Romão do Neiva está proibido.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.