O Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo, Recreativo e Cultural e novas Medidas de Âmbito Económico foram aprovadas recentemente pelo Município de Viana do Castelo.
O Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo, Recreativo e Cultural foi lançado tendo em conta as restrições à prática de muitas atividades desportivas, culturais e recreativas. O Município de Viana do Castelo lançou, assim, um programa de apoio financeiro excecional às associações do concelho.
No que toca a Medidas de Âmbito Económico, em estreita cooperação e articulação com os movimentos representativos, destacando a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), a Associação da Economia Digital (ACEPI) e a Cooperativa Agrícola de Viana do Castelo (CAVCC), foram lançadas diversas iniciativas.
O Comércio Digital resulta de um protocolo com a AEVC para o desenvolvimento e disponibilização de Plataforma Digital (solução centralizada de Ecommerce), o “Viana Market”, que já conta com mais de uma centena de comerciantes inscritos.
Foi lançado o selo de segurança “Comércio Seguro”, que garante a disponibilização de 5 mil máscaras cirúrgicas que fazem parte de um kit a ser distribuído junto de todos os agentes do comércio tradicional e local do concelho.
Para os Produtores Agrícolas – Venda no Terrado, a partir de 12 de maio, é proposto um novo modelo de funcionamento dos feirões no Terrado Municipal, que passa a funcionar 3 vezes por semana, garantindo-se ainda a isenção de taxas de ocupação até final de maio.
Foi igualmente aprovada uma Compensação aos Operadores de Transportes Essenciais – dl n.º 14-C/2020, de 07 de abril – Covid-19, concedendo uma compensação aos Operadores de Transportes Públicos/Coletivos de Passageiros (Urbanos/Outros) que garantiram os serviços mínimos estabelecidos com o Município.
Na quinzena de maio inicia-se também o “Viana à Esplanada”, que visa a promoção de novos espaços de esplanada, sem taxas para os comércios e restaurantes, para proporcionar as normas de segurança e de distanciamento social.