Viana assina protocolo com IPDJ para formar dirigentes desportivos

O Município de Viana do Castelo assinou, na última quinta-feira, um protocolo de colaboração com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) para a realização de ações de formação. O acordo foi assinado pelo presidente da autarquia, Luís Nobre, e pelo Instituto, Vítor Pataco, na abertura da exposição “10 anos do Museu Nacional do Desporto”.

A exposição itinerante chegou a Viana no ano em que esta é Cidade Europeia do Desporto e na opinião do dirigente do IPDJ “reflete aquilo que o Museu também é. O Museu é uma representação coletiva do que é a nossa memória, dos feitos e que são depois apropriados por todos nós. Tem alguma relevância criar oportunidades para que mais pessoas possam ver esta exposição”, disse. Vítor Pataco sublinhava que “o IPDJ tem uma relação com a Câmara de Viana já há muito tempo. E aproveitamos este ano ser a Cidade Europeia do Desporto para incrementar esta cooperação e pode ter reflexo na alteração da realidade local, nomeadamente dos clubes, das associações, tanto no plano do desporto, mas também na juventude”.

Aquele responsável lembrou os vários programas de apoio, destacando o Clube Top, que foi o protocolo assinado. “O objetivo principal é capacitar os dirigentes dos pequenos clubes em todo o território nacional. Esta parceria com Viana é para criar oportunidades no plano da formação. Serão módulos de duas horas com diferentes temas que têm interesse para os dirigentes que estão à frente dos clubes. Vamos realizar um conjunto de ações em parceria com a Câmara de Viana para criar essas oportunidades de formação”, assinalou.

O autarca vianense frisava que “a assinatura do protocolo concretiza o que tem sido a nossa estratégia que é ver o desporto como um fator de coesão social e territorial. Nesse sentido, tem sido feito um esforço significativo na requalificação das infraestruturas, mas também no trabalho de proximidade com os parceiros institucionais e os parceiros no território, que são os clubes, as associações”. Luís Nobre avançou que neste momento a auatrquia está a investir 6,6 milhões de euros “em infraestruturas desportivas com fundos do Município sem financiamento”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.