Viana do Castelo, cidade que durante a sua história teve sempre o mar como horizonte e como centro da sua identidade, reafirma no Dia Europeu do Mar, celebrado ontem, 20 de maio, a sua aposta neste eixo estratégico e reforça a sua posição como “Cidade Náutica do Atlântico”. Nesse sentido, inicia hoje, dia 21, a 4.ª edição do concurso “Viana e o Mar,” que pretende reforçar a sua relação com o mar, quer através das atividades económicas e comerciais, quer através do turismo, da náutica e do desporto.
Desde as praias aos portos de mar, passando pelas zonas ribeirinhas e equipamentos náuticos, Viana do Castelo está recheada de pontos de interesse, estruturas e gentes que merecem um olhar mais detalhado. É de salientar que em edições anteriores foi possível recolher mais de 500 registos fotográficos que trouxeram diversas perspectivas e reflexões sobre esta cidade atlântica.
O Centro de Mar, sedeado no Navio Gil Eannes, a funcionar desde novembro de 2014, conta já com a visita de cerca de 122.000 visitantes e efetuou cerca de 500 atividades para grupos dando a conhecer aos alunos dos agrupamentos de escolas do Mnicípio de Viana do Castelo, e não só, as tradições e a cultura marítima. Este espaço já se encontra a desenvolver pelo terceiro ano consecutivo o projeto educativo “Além-Mar”, que já integrou cerca de 448 alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, procurando consolidar uma consciência de “Rede de Cultura e Vivência Marítimas” que integre os diversos usos, costumes e crenças.
Em breve, este espaço irá dispor de uma nova valência – Museu Virtual da Memória Marítima – um equipamento pertencente à Rede Municipal de Ciência onde será possível consultar de forma interativa e desmaterializada o acervo documental disponível, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta de material e a requisição de alguns dos bens.
Terá ainda uma segunda valência, também desmaterializada, que constitui o Centro do Património Imaterial do Mar de Viana, onde será possível aceder a conteúdo audiovisual proveniente da recolha de testemunhos da vida pessoal e de trabalho dos homens e mulheres que se fizeram valer no nosso mar.
Ainda dentro do serviço educativo, o Centro Monitorização Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo desenvolve desde 2011 o projeto “Escola da Natureza”, no qual um dos focos principais de ação é o litoral. As Dunas são outro espaço que este projeto explora, efetuando a sua caracterização, o seu perfil, como a identificação da flora e fauna. Neste projeto, conta até ao momento com mais de 5.000 alunos a explorar o seu próprio território. Recorde-se que este projeto foi merecedor do Prémio Europeu “Natura 2000 Awards”, atribuído no dia 17 de maio de 2017, pela Comissão Europeia, em Bruxelas.
Para um futuro próximo, Viana do Castelo vai ainda abrir portas ao primeiro Laboratório Colaborativo Municipal do país, que se vai dedicar ao conhecimento do Mar de Viana do Castelo – Observatório do Litoral Norte (OLN). Este projeto resulta de uma parceria entre o Município e o consórcio científico constituído pelo Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade do Minho e a do Porto. O OLN pretende ainda estimular a aproximação entre o público em geral e os investigadores.
No âmbito da Rede Municipal de Ciência, é estabelecida uma rede de três Observatórios vocacionados para o estudo e investigação das três unidades de paisagem, sendo o Observatório do Litoral Norte vocacionado para o conhecimento do mar vianense.