Viana celebra o 25 de Abril

Hoje, a Praça da República, recebe várias iniciativas para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.

Pelas 21h30, haverá leitura de poesia por A Voz da Tribo (Centro Cultural do Alto Minho), e as atuações Cantares de Abril (Alunos da Maior), Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, Venham mais Cinco (Augusto Canário, Cândido Miranda, Pedro Miranda, Xico Malheiro e Zeca Torres) e Xornas. À meia-noite, será lançado fogo preso.

No dia 25 de abril, pelas 15h30, a praça rainha receberá as comemorações oficiais da efeméride com a presença das Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Folclórico de Viana do Castelo, Ronda Típica de Carreço, Dixie (ZEPAM) e Combos de Rock (Escola Amadeus – SIRD). Nesse mesmo dia, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoverá uma sessão comemorativa no Teatro Municipal Sá de Miranda.

A 27 de abril, a Câmara Municipal de Viana do Castelo lança “Uma viagem sem regresso: Os que pela pátria deram a vida!”, livro sobre os combatentes do concelho de Viana do Castelo que morreram na Guerra do Ultramar, da autoria de Rodrigo André Vitorino Vaz, com prefácio de Pedro Lauret, Capitão de Abril e membro do MFA.


Neste ano comemorativo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá promover um mural coletivo de Mário Rocha, em colaboração com alunos do concelho, que será instalado na zona da Praia Norte, e a implementação de uma escultura também de Mário Rocha na rotunda que inicia a Avenida 25 de Abril.

Foi criada uma Comissão de Honra com individualidades dos vários setores da sociedade, representantes de todos os agrupamentos políticos da Assembleia Municipal, diretores de agrupamentos de escolas públicas e privadas, presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, pessoas representativas de variadas profissões, entre outros. A estes, foi lançado o repto para serem embaixadores dos valores do 25 de Abril e para fomentarem atividades alusivas ao mesmo em diferentes contextos e ao longo de todo o ano.

As comemorações pretendem celebrar a conquista da liberdade e a construção da democracia através de um conjunto amplo e diverso de iniciativas que conciliam a evocação da memória da resistência e da Revolução com a reflexão sobre o futuro.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.