Viana celebra Semana do Mar a partir de 14 de novembro

A partir de segunda-feira, dia 14, Viana do Castelo promove várias atividades ligadas ao mar. As iniciativas estão inseridas na Semana do Mar que decorre até 20 de novembro.

No dia 16 de novembro, quarta-feira, assinala-se o Dia Nacional do Mar, que tem por objetivo destacar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional. Nesse sentido, e em coordenação com diversos parceiros, o Centro de Mar e o Município prepararam um plano de atividades que visa permitir ao público a exploração da cultura marítima local.

De 14 a 20 de novembro, será possível visitar as instalações do Instituto de Socorro a Náufragos (Doca Comercial), mediante inscrição prévia. O mesmo acontece no Farol de Montedor, em Carreço, nos dias 16 e 20.

No Dia Nacional do Mar, o Centro de Mar celebra o seu VIII aniversário e assinala as efemérides com a inauguração da exposição ”Um mar de tradições: história, arte e devoção. A Ribeira de Viana”. Este projeto integra a candidatura de Valorização das Aldeias de Mar – Ribeira de Viana, que tem como objetivo promover o desenvolvimento local e a diversidade das economias das zonas pesqueiras. Esta exposição irá ainda abordar o caráter devocional das gentes do mar pela Nossa Senhora d’Agonia.

No mesmo dia, será também inaugurada a exposição “O encalhe do Navio Coral Bulker”, que nos traz à memória o maior acidente com um navio alguma vez ocorrido na costa de Viana do Castelo, datado de 2000.

Os mais jovens terão direito a um programa especial que contempla atividades para todos os ciclos de ensino. Para o pré-escolar estão previstos ateliês com o projeto “Mar de experiências”. O 2º e 3º ciclo poderão visitar a lota (Docapesca), os armazéns de apresto e a Estação Salva-Vidas de Viana do Castelo. No dia 15 de novembro, está prevista uma ação de limpeza costeira para esta faixa etária, em parceria com a Ocean Winds.

No dia 18 de novembro, o Centro de Mar dinamiza a “Aula a bordo: o mundo das algas”, com o apoio da Associação Portuguesa de Algologia Aplicada e do IPVC, em que serão dados a conhecer aos alunos mais velhos as caraterísticas das macroalgas, a sua importância ecológica e económica e utilidades menos conhecidas destes organismos fotossintéticos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.