Criou-se a Associação de Desportos, que não funcionou!
Assim, no dealbar de 1975, em atividade havia apenas a Associação de Futebol de Viana, com 18 clubes filiados a nível distrital e a Comissão Distrital de árbitros. Apenas três coletividades – o Sport Clube Vianense, o Viana Taurino Clube e Clube Náutico de Viana – praticavam o hóquei em patins, voleibol, remo, vela, natação e xadrez, tendo ainda as duas primeiras, classes de ginástica infantil. Em meados de 1975 toma posse novo Delegado – Amândio Passos Silva – que ao longo do seu consulado, se alargaram, dinamizaram e consolidaram, as já existentes, apoiando-se inúmeros núcleos e clubes do distrito com pequenos apoios monetários, mas muito entusiasmo dos participantes.
Para a Delegação foram destacados seis professores de educação física, convidaram-se cerca de 30 animadores desportivos, estabeleceram-se protocolos com as escolas para a utilização dos seus espaços de recreio com a comunidade, criaram-se algumas infraestruturas de clara precaridade para (remo, vela, canoagem, natação, etc.), criaram-se dois Circuitos de Manutenção, um no que é agora o parque da cidade e outro nos terrenos do Inatel, no Cabedelo, dotaram-se as praias do concelho até ao vizinho concelho de Caminha com material para a prática do voleibol, dotados de animadores da DGD, organizaram-se inúmeros encontros nas mais diversas localidades do Distrito, Basquetebol, Voleibol, Futebol, Atletismo, Badminton, Esgrima, Rugby, Remo, Vela, Canoagem e Xadrez.
Em Ponte de Lima, convívio de futebol num fim de semana com a presença de mais de 2.000 participantes; em Monção, convívio de Basquetebol com a presença de cerca de 1.000 participantes; em Viana do Castelo, vários convívios das mais diversas modalidades (esgrima, xadrez, bilhar, voleibol, ginástica, atletismo, remo, vela, futebol, hóquei em patins, atletismo, badminton e natação) com a presença de dezenas de pequenas coletividades, núcleos de freguesia e desporto escolar).
A DGD criava, entretanto, o Convinorte-78, constituído pelos distritos de Viana do Castelo (basquetebol), Porto (andebol), Braga (atletismo), Vila Real (ginástica) e Bragança (voleibol).
Com a participação de 10 equipes representativas de cada um dos 10 distritos, realizavam-se Torneios-Convívio para os diversos escalões etários dos 12 aos 16 anos, com prévio apuramento.
Foi esta geração que desenvolveu e cimentou o desporto do distrito, particularmente em Viana do Castelo, que ao longo das décadas enraizaram o hábito da saudável prática desportiva em condições bem precárias no que diz respeito a instalações.
A maioria das modalidades foram integradas nos dois clubes centenários da cidade, O Sport Clube Vianense e o Viana Taurino Clube, que albergaram o Basquetebol, o Voleibol, o Atletismo, o badminton, o hóquei em patins, já que o futebol (SCV) e o Bilhar e o Xadrez (Taurino), a Vela e o Remo (Clube Náutico) e Clube de Ténis de Viana (ténis) eram já património destes clubes. Ainda na década de 75 nascia a ESCOLA DESPORTIVA DE VIANA, pela mão do Eng. º Val Rego que iniciou a formação de várias disciplinas. Algumas destas modalidades emanciparam-se, criando clubes por especialidade: Juventude de Viana, no hóquei, VCV, no voleibol, A. Desportiva de Afife, no andebol. A ginástica, esgrima e natação integraram-se na EDV.
Passadas três décadas e com o desporto já bem enraizado, o presidente da Câmara e sua vereação sensíveis a tal desenvolvimento, iniciaram a criação de infraestruturas, Pavilhões, Piscinas, Centros de Vela, Remo, Canoagem e Surf. São hoje instalações modelares apelativas ao desenvolvimento e prática desportiva.
É de referir alguns “carolas” que tanto contribuíram para a situação atual: Camilo Ferreira, no voleibol, António Martins, na vela e canoagem, Luís Braga, na esgrima, Manuel Gama, no bilhar, Tó Jó, nas diversas disciplinas de ginástica desportiva, prof.ª Marília, ginástica rítmica, prof.ª Olivia, voleibol e basquetebol feminino, prof. Paula Santos, badminton e Prof. Araújo, futebol, além de tantos outros a quem peço me relevem o esquecimento.
VIANA DO CASTELO, CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023, galardão justíssimo.
Amândio Passos Silva