Esta sexta e sábado, vai acontecer o VIMAGIA – Festival de Magia, uma iniciativa com a direção artística dos Quase Quatro.
Em 2021, a dupla de mágicos vianenses, Quase Quatro, venceu o concurso Viana Jovens com Talento 2021 e conseguiu um apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo para a organização deste primeiro festival de magia em Viana do Castelo.
Serão explorados vários locais e rotas da cidade, criando performances baseadas em cada espaço, com recurso não apenas à magia, mas abrangendo também o teatro, a música e o comédia.
Os responsáveis editoriais observam que “cada canto está repleto de história e cultura, o evento parte da ideia do que é a identidade da cidade e dos seus habitantes e aspira revitalizar espaços carregados de histórias e tradição, tornando-os possíveis palcos e dando-lhes até uma nova visão… mais mágica”.
Além dos Quase Quatro (Tomé Nunes Pinto e Tozé Cruz), a iniciativa tem como mágicos convidados André Nage, Francisco Mousinho, Ricardo Pimenta e Zé Mágico. A entrada é livre.
Amanhã, dia 20, a partir das 21h30, no Teatro Sá de Miranda, os Quase Quatro apresentam “A História da Magia Altamente Reduzida e Ligeiramente Aldrabada”.
Já sábado, dia 21, às 10h, na Biblioteca Municipal os Quase Quatro orientam o workshop “Magia Tamanho Familiar” (11h, 15h, 17h30) com Magia de Rua.
Às 11h, 15h e 17h30 haverá Magia de Rua, na Praça da República, Jardim Marginal e Porta Mexia Galvão.
O Magia Site Specifi, pelas 11h, 12h, 15h , 16h e 17h30, respetivamente, conta com André Nage, no Navio Gil Eannes, Zé Mágico, no Museu do Traje e Francisco Mousinho no Museu de Artes Decorativas.
Depois, pelas 21h30, ocorrerá o espetáculo de encerramento com todos os mágicos.