Viana com fibra ótica em 95% do território

O Município de Viana do Castelo e a empresa de telecomunicações Altice assinaram, na última quinta-feira, dia 28 de novembro, um protocolo de investimento em fibra ótica de nova geração. O valor não foi dado a conhecer nem pelo CEO da Altice nem pelo autarca vianense. Falaram de um investimento de 15 milhões em sete concelhos do Minho (cinco no distrito de Viana do Castelo e dois no de Braga).

“Uma parte relevante deste investimento, até pela dimensão do Município vai ser investido em Viana do Castelo”, respondia, aos jornalistas o CEO da Altice, mas sem particularizar os números. Alexandre Fonseca preferiu enaltecer “o nosso [Altice] contributo com este alargamento de fibra ótica para que quase a totalidade da população deste Município, incluindo a população empresarial, esteja hoje apto a continuar a competir de forma muito competitiva e de forma ativa naquilo que é a economia digital, e aquilo que são os novos desafios de um mundo globalizado”.

O edil vianense destacou o investimento por permitir a “modernização e o aumento da competitividade do nosso território”. José M. Costa defendia que “hoje os territórios estão confrontados, cada vez mais, com a competitividade, com a inovação, mas hoje quem não estiver bem conectado com o mundo é como se não existisse”.

José Maria Costa falava também da taxa de crescimento empresarial e industrial do concelho. “Viana do Castelo tem registado uma trajetória de crescimento que é duas vezes superior ao da região Norte, é o 16.º município mais exportador do país, que representa já 1,5% das exportações portuguesas”, explicou.

Para além do apoio à atividade empresarial, o autarca socialista advogava que o protocolo “é fundamental para a coesão territorial, porque desta forma estamos a dar um sinal claro de que também os territórios mais afastados das grandes metrópoles têm as mesmas condições tecnológicas para poderem assumir novas responsabilidades naquilo que é o desenvolvimento mais harmonioso do nosso país”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.