É já este fim de semana, sábado e domingo, dias 07 e 08, que decorre a 7ª edição do Rali de Viana do Castelo. Uma prova em que a principal novidade em relação às edições anterior reside no facto da super especial noturna, junto ao Gil Eannes, se realizar na noite de sábado e não, como até agora, na de sexta.
Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara e vereador com o pelouro do desporto, e Carlos Guimarães, diretor da prova e presidente do Clube Automóvel de Santo Tirso, apresentaram, esta semana, o evento à comunicação social que regista um record de inscritos (84) e em que a autarquia vianense investe 45 mil euros. A maior parte deste montante, foi-nos referido, destina-se à segurança. Nesse sentido, ambos lembraram os riscos que a prova pode apresentar para os espetadores se não estiverem em zonas seguras, apelando, por isso, para que todos acatem as indicações dos responsáveis pela segurança.
Além da cidade, a prova percorre freguesias montanhosas do concelho. Os troços desenrolam-se ao longo dos dois dias. No sábado haverá uma tripla passagem pelas classificativas de S. Salvador da Torre/Amonde e Montaria/Gondar. À noite é a super-especial. Ou seja, teremos rali entre as 14h e as 00h. Os troços são fechados uma hora antes dos carros arrancarem.
No domingo, a competição decorre entre, sensivelmente, as 9h e as 17h e com tripla passagem pelo troço do “Outeiro” e a novidade do Nogueira/Amonde (6,5 km). Este comporta parte do troço e os mesmos acessos do S. Salvador da Torre/Amonde, realizado no dia anterior. Haverá, ainda uma nova passagem pela superespecial junto ao Gil Eannes.
O Rali de Viana do Castelo está integrado no Campeonato de Portugal GT de Ralis, Campeonato de Portugal Clássico de Ralis, Campeonato Portugal Iniciados de Ralis e Campeonato Norte de Ralis. Entre os participantes, destacam-se pilotos como Fernando Peres, três vezes campeão nacional; Adruzílio Lopes, também três vezes campeão e Vítor Pascoal, campeão nacional de ralis GT.
Entretanto, devido ao Rali, até ao próximo dia 11, quarta-feira, o parque de estacionamento junto ao navio Gil Eanes está fechado.