“Viana Coração do Natal” volta a ser a proposta para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo, de 08 de dezembro deste ano a 07 de janeiro de 2024. Pelo 4.º ano consecutivo, repete-se a parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Viana do Castelo.
“Uma revolução” na animação natalícia desde que isso sucede, segundo o presidente desta estrutura patronal, com “contas certas”, como assinala o edil vianense, Luís Nobre. Um programa que, refere, representa, este ano, um custo total de 350 mil euros.
Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, carrossel ecológico, Mercado de Natal, animação de rua e animação circense, concertos, atividades infantis, presépios e exposições integram uma programação diversificada com 88 eventos e focada nos 15 dias que antecedem o Natal.
Mais uma vez, serão distribuídos sacos reutilizáveis de pano ao comércio tradicional vianense. Há uma nova imagem gráfica nova e colorida, com a mascote “Afonsinho” a apelar aos mais novos.
Entre as novidades, é destacada a pista de gelo, na Praça da Liberdade, um minicomboio e um carrossel “ecológico”, na Praça da República que volta a ser a Praça Natal.
Manuel Vitorino, vereador da Cultura, assinalou que, este ano, a decoração natalícia estará centrada na Praça da República, Praça da Liberdade e no “hotspot” junto ao Coreto do Jardim Público, “muito dirigida para as famílias e focando-se no público infantil”, com recurso a artistas locais e instituições do concelho.
O presidente da AEVC, Cunha Júnior, sublinhou que, por esta altura, acontece também o concurso “Viana é Natal” (que atribuirá 11 prémios), que promove a oferta de vouchers a clientes no comércio local, o concurso de montras natalícias do comércio tradicional e ainda a sonorização das ruas,
O Mercado de Natal distribui-se pelas praças da República e pela da Liberdade, de 08 a 23 de dezembro, com mais de 40 comerciantes a apresentarem diferentes propostas para os presentes típicos da época, contando ainda com expositores no Jardim Público. O Mercado de Natal funcionará das 16h às 22h de segunda-feira a quinta-feira e aos domingos, e das 12h às 00h às sextas-feiras e sábados.
Na conferência de imprensa de apresentação do programa, esta semana, o presidente da Câmara assegurou que é objetivo “criar um melhor ambiente natalício, promovendo a cidade, os agentes económicos, culturais, musicais, dinamizando o centro histórico”, garantindo que “precisamos dos vianenses e dos turistas nas nossas ruas”.