Viana do Castelo acolhe exposição da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira

A partir de dia 28 de agosto e até 16 de outubro, a Galeria de arte da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, apresenta a exposição “Livro de Artista, Diversidade de Espaços”, comissariada por Fernanda Boas. A mostra está inserida na programação da edição deste ano da Bienal de Cerveira.

Embora esteja a decorrer maioritariamente em formato digital, a Bienal de Cerveira marcará presença em mais quatro pólos. São eles Viana do Castelo, Monção, Vila Praia de Âncora e Alfândega da Fé.

“A singularidade estética da Bienal Internacional de Arte de Cerveira reside também na diversidade de narrativas e interpretações, apresentadas em diferentes contextos”, afirma o diretor artístico do evento, Cabral Pinto.

Reafirmando o seu papel como agente de descentralização cultural, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira apresenta quatro pólos expositivos fora de Vila Nova de Cerveira: a Galeria de Arte do Cine Teatro João Verde, em Monção, o Centro Cultural de Vila Praia de Âncora, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, e a Galeria Noroeste – Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, em Viana do Castelo.

Com curadoria de Ricardo de Campos, a Galeria de Arte CTJV em Monção é o primeiro espaço a abrir, hoje, com a exposição “Território Pintura”.

Desde ontem e até 04 de setembro a mostra apresenta 16 artistas portugueses e espanhóis, cuja problemática de trabalho possui como centro discursivo as questões vinculadas à pintura.

Já a exposição “Poéticas e imaginários – Travessias com múltiplas conexões” abre portas hoje, sexta-feira, dia 07 de agosto, no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora e permanece aberta ao público até 13 de setembro.

A partir de 19 artistas, a curadora Isabel Lima propõe um olhar sobre a arte como uma arena de ideias e sentidos que oferece novas possibilidades e significados, num espaço e num tempo que se caracteriza pela complexidade e diversidade.

No sábado, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, inaugura a mostra “Uma Cereja na génese de Eugénio e Zé Rodrigues”, comissariada por Ágata Rodrigues e António Oliveira para visitar até 30 de setembro.

O último pólo expositivo a abrir será o de Viana do Castelo. De 28 de Agosto a 16 de Outubro 2020 a Galeria da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, apresenta a exposição “Livro de Artista, Diversidade de Espaços”, comissariada por Fernanda Boas.

A partir de livros de 19 criadores, apresenta-se uma diversidade de narrativas, de novas presenças e identidades que abrem portas a um entendimento individual e para a complexidade das interpretações.

A XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira permanece de portas abertas até 31 de Dezembro de 2020, para apresentar mais de 350 obras de cerca de 370 artistas de 38 países.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.