Hoje, dia 01 de junho, Dia Mundial da Criança, Viana do Castelo recebeu uma iniciativa que juntou a Proteção Civil e as forças de segurança do concelho. O Campo d’Agonia foi palco do “Dia dos Pequenos Heróis”, juntando dezenas de crianças, numa iniciativa patrocinada pelo Município.
Presente na iniciativa, a vereadora, Fabíola Oliveira, disse que “é muito importante para as crianças perceberem quem são os agentes de proteção civil e de segurança, e perceberem que também podem vir a ser mais tarde uns pequenos heróis”.
António Cruz, comandante dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, salienta que “o dia em si já é importante, e juntar estas entidades e dar a oportunidade as crianças de terem um contacto direto é ótimo. São experiências destas que marcam a vida deles ou o futuro, quem sabe”. O comandante acrescenta: “nós só existimos para ajudar e para aparecer quando as pessoas precisam, aliás só há estas instituições porque as pessoas realmente precisam. As pessoas são o objetivo principal destas entidades”.
Interligando o Dia da Criança com a comunidade escolar, o agente da PSP, Carlos Araújo, relembra a “Escola Segura” que acaba por ter também um papel mais interventivo e relevante no que respeita à formação e sensibilização da comunidade escolar para a adoção de regras e comportamentos de segurança. O agente salienta que estas atividades são boas para “dar uma imagem daquilo que realmente são as forças de segurança contrariando aquilo que, infelizmente, se ouve quando se menciona as forças de segurança, a polícia, em particular, que se cria logo um estereótipo negativo. E é importante que eles percebam que estamos cá para os proteger”.
O evento foi dirigido às crianças do concelho e à comunidade vianense, contando com demonstrações, apresentações de veículos e atividades diversas. Sandra Cerqueira, professora no Colégio do Minho, mostra a importância destas iniciativas para ir de acordo com aquilo que se “ensina em cidadania” e para “saber viver e estar em sociedade” e acrescenta que “eles não têm conhecimento de todas estas valências e instituições que temos na cidade. E desta forma tem contacto com elas e sabem aquilo que fazem. É importante saberem a diferença de bombeiros municipais e bombeiros voluntários. É importante saberem a diferença e perceber quem está mais presente numas situações e noutras”.
Daniel Lacerda, estudante do 5º ano no Colégio do Minho, mostrou o entusiamo em ter a oportunidade de testar e mexer nos meios de segurança e confessa: “é uma forma de estarmos preparados quando passarmos por uma situação. Pode existir um fogo a qualquer hora e temos que estar preparados e saber como o apagar” e acrescenta que “se não houvesse bombeiros, neste momento a Catedral de Notre-Dame, em Paris, não estaria presente, estaria em cinzas”.
Nesta iniciativa, participaram a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Cruz Vermelha, Polícia Marítima, os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, bombeiros voluntários, nadadores salvadores, sapadores florestais e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana.