O Município de Viana do Castelo recebeu ontem a distinç ão de “autarquia do ano”, pelos projetos Work in Viana na categoria Economia – Atração de Talentos e pelo Valorizar o Património no âmbito da categoria Cultura e Património.
O site Work in Viana foi lançado a 15 de fevereiro e, em menos de quatro meses, já recebeu mais de 120 mil visualizações. Foram mais de 78 mil os utilizadores que acederam à plataforma desde o lançamento, sendo que a maioria dos acessos vem do Brasil (58%), seguido de Portugal (36%), França (0,8%), Estados Unidos da América (0,65%) e Espanha (0,57%).
Este é considerado já um projeto ganhador, com os empresários a considerarem a plataforma uma mais-valia no que toca à captação de talentos. Estão registadas 91 empresas no site, sendo que 29,7% das empresas registadas são do setor Comércio e Serviços. A construção civil assegura 18,7% dos registos, a Indústria também 18,7%, o Turismo (hotelaria e restauração) 9,8% e as Tecnologias de Informação e Comunicação assegura outros 9,8%.
Na plataforma, 33,5% dos utilizadores têm entre 25 e 34 anos, 27,5% entre os 18 e os 24 anos e 15,5% entre os 35 e 44 anos. Foram registados 4.449 candidatos, com claro destaque para 72% dos candidatos vindos do Brasil, 16% de Portugal e 12% de outros países (Angola, Colômbia, Equador, França, Itália, Venezuela, Paquistão, Chile, Congo, entre outros).
O recrutamento cresceu nos últimos anos de forma exponencial e todos os indicadores levam acreditar que vai continuar a crescer. No sentido de apoiar e potenciar este crescimento, agregando todas as ofertas, nasceu o Work In Viana, disponível em https://www.workinviana.com.