Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão, a partir de hoje, sob aviso laranja devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima, devido aos efeitos da tempestade Kirk.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a tempestade Kirk deverá deslocar-se para noroeste da península ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, e aproximar-se do continente na manhã de quarta-feira, com agravamento das condições meteorológicas já esta tarde.
Devido ao agravamento do estado do tempo, o IPMA colocou os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte, passando a aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada a partir das 21h de hoje e até às 09h de quarta-feira.
Braga e Viana do Castelo bem como o distrito do Porto estão também sob aviso laranja por causa do vento de sudoeste com rajadas 75 quilómetros por hora (km/h), sendo até 95 km/h na faixa costeira e até 110 km/h nas terras altas entre as 03h e as 09h de quarta-feira.
O IPMA emitiu ainda aviso laranja para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste com cinco a seis metros de altura, podendo atingir 12 metros de altura máxima a partir das 09h de quarta-feira e até às 00h de quinta-feira.
Os avisos laranja são antecedidos de aviso amarelo.
O IPMA colocou também os distritos de Viseu e Vila Real sob aviso amarelo devido à chuva (entre as 18h de hoje e as 12h de quarta-feira) e vento forte (entre as 00h e as 15h de quarta-feira).
Viana do Castelo, Porto e Braga também vão estar com aviso amarelo devido à chuva (entre as 18h e as 21h de hoje) e vento (entre as 18h de hoje e as 03h de quarta-feira).
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA informou na segunda-feira em comunicado, que a tempestade Kirk deverá deslocar-se para nordeste e deverá passar a noroeste da Península Ibérica, estando no ponto mais próximo do continente” às 07h de quarta-feira, “prevendo-se já um agravamento do estado do tempo a partir da tarde” de hoje.
Lusa