Viana do Castelo investe mais de 1,7 ME em transportes e apoios a 3.524 alunos

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de mais de 1,7 milhões de euros em transportes escolares e auxílios económicos a um total de 3.524 alunos no ano letivo 2023/24.

A proposta de transportes escolares, apresentada pelo vereador com o pelouro da Educação, Manuel Vitorino, prevê que “o número de alunos a transportar diariamente, no percurso de casa para a escola, é de cerca de 2.409 alunos, num investimento previsto de 1,499.282.37 euros”.

O responsável adiantou que no pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos o plano de transportes abrange 849 alunos, no 3.º ciclo 779 alunos e no ensino secundário 781 alunos.
Já os circuitos especiais (integrados nos diversos ciclos) abrangem 298 alunos.

A proposta “foi elaborada com base nos elementos fornecidos pelos agrupamentos de escolas, nas tabelas de preço praticadas pelas operadoras e nos encargos tidos em anos anteriores com circuitos desenvolvidos pelas Juntas de Freguesia ao abrigo de contratos interadministrativos de delegação de competências”.

Na ação social escolar, o vereador Manuel Vitorino adiantou que, no ano letivo 2023/24, o investimento em auxílios económicos a alunos carenciados do primeiro ciclo do Ensino Básico (CEB) e da educação pré-escolar atinge um montante de 254.915 euros.

Aquele valor incluiu 15.400 euros para material didático e 230.515 euros para a comparticipação das refeições, correspondendo ao apoio 1.115 alunos.

“A implementação do serviço gratuito das atividades de animação e apoio à família nos jardins de infância, abrangendo um universo de 860 crianças”, refere ainda o documento aprovado apresentado pelo vereador socialista, que salientou que as propostas recolheram “parecer positivo do Conselho Municipal de Educação”.

Lusa

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.