Viana do Castelo premeia atletas e associações

O Prémio Especial foi entregue a todas as associações e clubes desportivos que, numa época marcada pela pandemia de Covid-19, encararam “esta adversidade com resiliência e dedicação”. O autarca vianense dizia que “apesar das paragens forçadas, dos isolamentos e da falta do tão importante público”, as associações e os clubes empenharam-se “na reinvenção e continuaram motivados para a prática desportiva”. 

“Os nossos clubes e associações desportivas mostraram que o desporto foi um importante aliado na luta pandémica. Este galardão premeia assim dirigentes, associados, equipas técnicas e atletas de todos os clubes e associações pela sua superação, empenho e união”, disse Luís Nobre.

A Associação de Atletismo de Mazarefes foi uma das associações premidas. O presidente revela que “foram dois anos muito difíceis”.  Manuel Vaz adiantava que “alguns atletas desistiram, mas depois de bem ponderado regressaram”. Acrescentando que atualmente dispõe de 76 atletas, desde a formação até aos séniores.

Gregório Guisantes foi distinguido com o prémio Homenagem. O natural da Ribeira treinou durante largos anos os alunos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM). Emocionado com a distinção, o antigo professor de Educação Física lembrava os muitos atletas que o marcaram, recordando os títulos internacionais conseguidos com atletas deficientes no Special Olimpics.

A equipa feminina de voleibol do Voleibol Clube de Viana foi a Equipa do Ano. A capitã, Débora Neto, explicava que “já estávamos à espera, porque fizemos uma excelente época. Fomos campeãs nacionais e subimos à segunda divisão, que era o nosso objetivo desde que começamos a formar a equipa”. A atleta enaltece que “somos uma equipa com atletas naturais do concelho”.

Ana Rodrigues, atleta de natação, foi a atleta feminina do ano. Em 2021 representou a Escola Desportiva de Viana e foi Campeã Nacional Absoluta Piscina Longa 50m Livres Sénior, Campeã Nacional de Piscina Longa 50m e 100m Bruços Sénior, tendo sido Recordista Nacional Absoluta e Sénior 100m bruços e Recordista Nacional Sénior 50m bruços.

O atleta masculino foi Miguel Crespo, atleta de futebol, tendo em 2021 representado o Desportivo Estoril Praia. Estando atualmente a jogar no Fenerbahçe SK, da Turquia. O empresário do jogador enaltecia a carreira do atleta vianense. “É uma honra receber o prémio de atleta do ano por todo o trabalho que o Miguel teve durante a época transata e é justo pelo que ele fez e ainda vai fazer”, referia o representante.

Jorge Resende, basquetebol, alcançou a distinção de Treinador do Ano. Para este, os 36 anos a treinar basquetebolistas são feitos com “paixão” e “amor” à modalidade. A Associação Desportiva/Clube do Ano foi o Darque Kayak Clube.

O Dirigente do Ano escolhido pelo júri foi Rogério Martins, do futsal do Santa Luzia Futebol Clube. Este garante que recebeu a distinção com “surpresa” e “satisfação”, mas lamenta que haja uma crise de dirigentes. “Há uma falha de dirigentes. Eu vou ficar mais três anos, porque ninguém quer continuar. Acho que é necessário que venha alguém novo que traga ideias novas para melhorar. Eu já estou há muitos anos”, dizia.

Rogério Martins acreditava que ser dirigente associativa era “uma missão” para “contribuir por uma sociedade melhor”.

Marta Lisboeta foi a Atleta Revelação. Na mesma categoria, o júri elegeu Tomás Silva.

O vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que ao longo de seis galas foram distinguidos mais de 700 campeões e valorizou a retoma desportiva do concelho. “Em período pós-pandemia, conseguimos manter 71 associações/clubes com atividade regular no território através de mais de 160 equipas federadas que representam o concelho nas provas regionais, nacionais e internacionais. Isto só foi possível graças à resiliência e, por isso, não são campeões apenas aqueles que sobem hoje ao palco. Todos vocês, todas as coletividades que vocês representam, são super-campeões. Souberam adaptar-se a uma realidade para a qual ninguém estava totalmente preparado”, acrescentou.

A VI Gala do Desporto de Viana do Castelo prestou ainda homenagem aos 99 atletas que, na época desportiva passada, conquistaram títulos nacionais, europeus ou mundial. Foram galardoados os 91 atletas que conquistaram 123 títulos nacionais, três atletas com títulos universitários e quatro atletas com pódios a nível europeu ou mundial e ainda um atleta militar com título conquistado.

A Gala do Desporto de Viana do Castelo é um evento anual organizado pelo Município que visa distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que durante a época desportiva mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.