Viana do Castelo vai formar diáconos permanentes para compensar falta de padres

A diocese de Viana do Castelo vai arrancar no próximo ano a formação de diáconos permanentes para responder à falta de padres nas 291 paróquias espalhadas pelos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.
D. João Lavrador anunciou esta medida, na noite de quarta-feira, durante o primeiro jantar de Natal que promoveu com membros da comunicação social do concelho de Viana do Castelo. O bispo disse que a diocese “é a única” no país que ainda não implementou a figura do diácono permanente, prevista na lei da Igreja.
Na carta pastoral sobre o assunto, no sítio web da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, explica que na carta de Lumen Gentium já se traçava oi perfil dos diáconos.”Poderá este diaconado ser conferido a homens de idade madura, mesmo casados, e a jovens idóneos; em relação a estes últimos, porém, permanece em vigor a lei do celibato”.
No mesmo documento, o bispo explica que “o perfil dos candidatos completa-se depois com algumas qualidades humanas específicas e com as virtudes evangélicas exigidas pela diaconia”.
Nas qualidades humanas enumera-se “a maturidade psíquica, a capacidade de diálogo e de comunicação, o sentido de responsabilidade, a diligência, o equilíbrio e a prudência. Dentre as virtudes evangélicas têm particular importância: a oração, a piedade eucarística e mariana, um sentido da Igreja humilde e acentuado, o amor à Igreja e à sua missão, o espírito de pobreza, a capacidade de obediência e de comunhão fraterna, o zelo apostólico, a disponibilidade ao serviço, a caridade para com os irmãos”.

“O Ministério do Diácono Permanente é exercido no contexto da Diocese à qual pertence e na qual foi ordenado. O Bispo diocesano confere-lhe a indicação do local onde exercerá o seu ministério que será, por princípio, na paróquia onde reside e no Arciprestado da qual faz parte”, refere-se na carta. Acrescentando que o exercício “é realizado de maneira gratuita”. Os candidatos terão de ter entre 25 e 35 anos.

A diocese de Viana do Castelo foi fundada através de uma bula do beato Paulo VI, publicada a 03 de novembro de 1977, e abrange os 10 concelhos do distrito de Viana, integrando 291 paróquias e cerca de 120 sacerdotes.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.