Benjamim Enes Pereira, natural de Carreço, nasceu a 25 de dezembro de 1928, na casa da Bouroa, no lugar de Montedor. Filho de lavradores, faleceu no dia 01 de janeiro deste ano no Hospital (ULSAM) desta cidade, após doença súbita.
Musicólogo, compositor, escritor, interprete e encenador — intimamente ligado à afirmação da antropologia em Portugal –, tem desenvolvido trabalhos que se destacam pela importância dos estudos relativos à cultura material e, através destes, pelo profundo conhecimento sobre a sociedade portuguesa, que ajudou a cartografar de modo sistemático. Recolheu por todo o país muitos dos objetos que constituem a base do acervo do Museu Nacional de Etnologia.
Benjamim Enes Pereira foi agraciado pelo Presidente da República Portuguesa, com a Ordem do Mérito, Grande Oficial, em 2001 e homenageado pelo Município de Viana do Castelo, com o título honorífico de Cidadão de Mérito da cidade, em 2013.
A autarquia vianense, na reunião de Câmara de 02 de janeiro, aprovou um voto de pesar, lembrando o seu empenho na criação do Museu do Traje de Viana e na elaboração da primeira publicação do traje à vianesa.
“Foi um homem muito ligado à etnografia. Um grande historiador e um homem de profundo conhecimento que deu um enorme contributo para o nosso Museu do Traje. Foi ele que organizou, juntamente com o Dr. Alpuim, a 1ª edição do primeiro livro sobre o traje à vianesa”, referia José Maria Costa.
Os sentidos pêsames deste jornal aos familiares.
Descanse em paz.