O Colégio do Minho assinalou 84 anos de existência num encontro que reuniu alunos, famílias, professores e responsáveis da instituição. A celebração destacou o percurso da escola, a preservação da sua identidade católica e a ligação à Diocese de Viana do Castelo, que se prepara para assinalar os 50 anos da sua criação.
O diretor do Colégio, Ricardo Sousa, defendeu que o futuro da instituição passa por acompanhar as mudanças da sociedade sem perder os princípios que estiveram na sua origem.
“Eu não sei se precisamos de mudar. O que precisamos é de nunca perder o norte”, afirmou, sublinhando a necessidade de estar atento aos “sinais dos tempos” e de reconhecer o contributo das diferentes gerações para a história da escola.
“No fundo escrevemos a história no presente, mas outros já escreveram no passado e certamente outros escreverão no futuro”, referiu Ricardo Sousa. O responsável salientou que, enquanto escola católica, o Colégio deve continuar a encontrar nas suas origens uma referência para o caminho a seguir.
O próximo jubileu da Diocese foi também apontado como uma oportunidade para reforçar o sentimento de pertença da comunidade educativa. Para o diretor, importa recordar que o Colégio integra a Igreja diocesana “como pedras vivas”.
Presente na celebração, o Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, descreveu o Colégio do Minho como “uma expressão educativa da Diocese”, identificando esta como a sua “Igreja-mãe”.
O prelado destacou a tradição da Igreja na educação e defendeu o lugar do ensino católico numa sociedade democrática e pluralista, considerando que diferentes projetos educativos devem ter espaço para apresentar a sua visão sobre a formação do ser humano.
D. João Lavrador alertou ainda para aquilo que descreveu como uma “cultura do vazio”, marcada pelo individualismo e pela fragmentação. Neste contexto, defendeu uma educação que considere a pessoa na sua globalidade, desenvolva todas as suas capacidades e a prepare para um futuro vivido com esperança e alegria.
Na homilia da Eucaristia, o Bispo destacou a amizade, a proximidade e a atenção ao outro como valores essenciais à vida da comunidade educativa. Partindo do Evangelho, apresentou a criança como exemplo de qualidades que devem permanecer ao longo da vida.
Na homilia da Eucaristia, o Bispo destacou a amizade, a proximidade e a atenção ao outro como valores essenciais à vida da comunidade educativa. Partindo do Evangelho, apresentou a criança como exemplo de qualidades que devem permanecer ao longo da vida.
“Fazermos todos do Colégio uma autêntica família, entre nós e para nós, vivendo a amizade, a proximidade, a fraternidade e o cuidado uns pelos outros é o que se procura”, afirmou D. João Lavrador.

