Na segunda-feira, dia 13 de março, duas professoras da Escola Básica Educadora Zaida Garcez, em Darque, foram agredidas por dois encarregados de educação de uma aluna de etnia cigana.
O diretor do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola, ao qual pertence aquele estabelecimento de ensino, confirmou as agressões, que ocorreram a meio da manhã, entre as 10h30 e as 11h. José Carlos Freitas diz que “quando fomos informados, eu e dois colegas da direção fomos imediatamente para a escola e vimos duas colegas que tinham sido agredidas fisicamente”. Para além das agressões físicas, o diretor dá conta dos insultos verbais a que foram sujeitos, tendo os elementos da direção sido também alvo de agressões verbais, na terça-feira, dia 14 de março, no recinto do Monte da Ola, tendo o facto sido comunicado à GNR.
Na segunda-feira, aquando dos incidentes na Zaida Garcez, foi chamada a PSP e, no final apresentada queixa. Contactada fonte da PSP de Viana disse-nos que “não confirmo” a existência da queixa. O responsável pelas Relações Públicas expressava que “até ao momento [dia 16 de março] não há queixa apresentada”, falando apenas de “desentendimentos normais”. Confrontado com este facto, José Carlos Freitas disse-nos que “foi apresentada queixa na PSP e a GNR também entendeu que a situação do Monte da Ola era crime”.
O diretor do Agrupamento lamenta esta situação e espera que o processo siga os trâmites normais.