Ex-edifício da Quimigal dá origem a apartamentos de luxo

Um prédio urbano, que serviu a Quimigal, localizado junto à futura Marina do Atlântico, no centro histórico de Viana, será demolido e nesse espaço nascerá o Edifício Marina, com 22 frações habitacionais e duas comerciais.

O projeto é da empresa Reabilitar Viana e representa um investimento de 10 milhões de euros. O imóvel, antigo armazém da Quimigal Adubos, estava em ruínas há alguns anos, fonte da Reabilitar Viana dizia, na apresentação do projeto, que a requalificação daquela zona estava adiada “há 30 anos”. “Vamos apresentar um prédio que vai criar uma nova dinâmica para valorizar aquela zona”, acentuava.

“Houve uma preocupação com o enquadramento”, explicava Fernando Peixoto, esperando que os “vianenses possam aproveitar” a praça central, que ficará localizada no meio do imóvel”.

Desenhado em formato de U, o projeto é da autoria do arquiteto Fernando Jorge, bracarense, que entre outros elaborou o Meliã Braga.

A demolição e início da construção está prevista para “setembro e outubro” de 2019 e terá um período de execução de 24 meses.

“Este investimento não foi feito apenas pelo aspeto financeiro, é um orgulho contribuir para revitalizar esta zona da cidade”, manifestava o responsável da Reabilitar Viana. Fernando Peixoto acrescentava ainda que “faremos tudo para que este prédio seja uma referência, porque construímos com qualidade”.

Com 36 meses de atividade, a Reabilitar Viana permitiu que 36 famílias passassem a morar no centro histórico da cidade.

Presente na apresentação oficial do projeto, o vereador do Planeamento da Câmara avançou que “nos últimos oito anos foram investidos cerca de 62 milhões em reabilitação no centro histórico de Viana”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!