“Gíria – falares que no mar se entendem”

A gente do mar tem um vastíssimo vocabulário cuja boa parte são do desconhecimento do grande público e até de muitos que por lá andaram, e andam.

Sendo assunto tratado desde longo tempo, entendeu, no entanto, um habitual colaborador do nosso Jornal, Carlo Alberto de Encarnação Gomes, tratar a matéria com mais profundidade. Confessa que não foi exaustivo, nem investigou o suficiente para apresentar obra de fôlego. No entanto, pensamos nós, que o trabalho conseguido é mais um excelente contributo para satisfazer bem a curiosidade de estudiosos ou de meros curiosos. Sabia, Caro Leitor que “Dar de comer aos peixinhos” significa vomitar enjoado? tal como “Deitar carga ao mar” ou “Ir ao Gregório”; ou, então, “Matas Cães”, com o significado de Médico naval, também designado por Veterinário; e, ainda, “Mostrar a bateria”, com o significado de Rir mostrando os dentes. O mesmo que “mostrar o corta feno”. São mais de uma centena de expressões (A a Z) que, a sorrir se leem com redobrado prazer.

Carlos Gomes, oficial da armada reformado, foi Capitão do Porto de Viana do Castelo e Caminha, nos princípios da década de 1980, e gostou de Viana, presumimos que ficou mesmo apaixonado pela nossa terra, já que para além de colaborar regularmente com o nosso jornal, também tem colaboração habitual com os Cadernos CER e com os Cadernos Vianenses. Este sentimento por Viana vai acontecendo, até de gente de outros países que nos visita, especialmente os que o fazem em embarcações próprias, mas este caso de Carlos Gomes é muito particular.

Muito obrigado, Caro Comandante. Continue a honrar-nos com as suas crónicas sobre vivências entre nós.

PJ

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!