O Gabinete Florestal do Município de Viana do Castelo informa que foi prorrogado até 15 de junho de 2025 o prazo para a realização dos trabalhos de gestão de combustível na rede secundária de faixas de gestão de combustível, conforme o Despacho n.º 6080-B/2025 de 29 de maio.
Esta decisão decorre das condições meteorológicas dos últimos meses, que limitaram os períodos disponíveis para a realização dos trabalhos de gestão de combustível, criando, ainda, condições para uma maior produção primária líquida dos ecossistemas, com a consequente maior acumulação de combustível.
Recorda-se que a realização destes trabalhos, de gestão de combustível deve respeitar as restrições impostas em dias de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”, conforme determinado pela legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro). O Município apela à colaboração de todos os proprietários e gestores florestais na execução atempada destas ações, essenciais para a segurança de pessoas e bens.