Viana do Castelo: A tradição de véspera de Natal celebra-se com moscatel e banana na Praça da República

Centenas de pessoas são esperadas hoje em Viana do Castelo para a celebração anual do “VIANA, MOSCATEL E BANANA”, um evento que mantém viva uma tradição local única na véspera de Natal.

A Praça da República será o palco principal desta festa de convívio, que decorre até às 20h00. O ponto alto do dia é o reencontro de amigos e familiares que, antes da ceia de consoada, se juntam para trocar votos de Boas Festas e partilhar a icónica combinação de moscatel e banana.

Para dar resposta à afluência prevista, a organização preparou uma quantidade generosa de iguarias: serão servidos cerca de 600 litros de moscatel e 300 quilos de banana.

Para animar o ambiente, está prevista para a tarde, cerca das 16h. a animação com os 5º Jazz.

Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento terá, no mesmo local, nova edição também no último dia do ano.

Entretanto, na freguesia vianense de Santa Marta de Portuzelo (Cruzeiro) decorre hoje, até às 17h, o “Bananeiro de Santa Marta”, promovido pela Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta. À compra de moscatel, a banana é oferecida.

Foto: L. Teixeira

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!