Viana do Castelo apresentou, no último sábado, a candidatura a Capital Europeia do Desporto. Esta será a única candidata portuguesa e o vídeo oficial conta com os contributos de Marta Paço, Manuela Machado, Antoine Launay e ainda uma mensagem de apoio de Tiago Brandão Rodrigues, o ministro da Educação.
“O resultado desta candidatura será divulgado no fim do ano de 2021. Entre o terceiro e o quarto trimestre. Processou-se esta primeira oficialização. Alguns requisitos já vêm de há quase um ano e meio, com a entrega de um questionário provisório, que antecipa o dossier de candidatura”, referiu o presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACESPortugal). Nuno Santos acreditava que a candidatura “tem condições de ganhar”.
“O desporto será um dos pilares fundamentais para a recuperação da sociedade”, manifestava aquele responsável. Adiantando que “nós temos de recuperar as pessoas. O desporto será importante para a inclusão das pessoas”. No próximo ano, 2021, não haverá Capital Europeia do Desporto.
O autarca vianense falava que Viana do Castelo promove o desporto. “Esta é uma candidatura de pessoas e para as pessoas de Viana do Castelo”, manifestava José Maria Costa.
O vereador do Desporto lembrava a “grande família desportiva” do concelho. Vítor Lemos dava conta que Viana do Castelo tem mais de 160 equipas federadas; mais de 70 clubes e mais de quatro dezenas de modalidades.