Viana é mesmo capital do folclore

Está a decorrer, até domingo, a XXII edição do Festival de Folclore Internacional do Alto Minho. Uma iniciativa da VianaFestas e de uma comissão executiva com representantes de cinco grupos folclóricos do concelho.

A receção oficial dos grupos participantes no evento, oriundos da Guiné-Bissau, Polónia, Bolívia, Italia, Colômbia, México e Portugal aconteceu esta terça-feira, ao final da tarde, na Porta Mexia Galvão. À vereadora Maria José Guerreiro e à coordenadora da organização, Maria José Xavier, couberam as saudções iniciais, tendo, depois, também os outros responsáveis do festival sido chamados ao ‘palco’, assim como os representantes dos grupos para a respetiva troca de lembranças.

O objetivo é trazer um evento de qualidade à cidade, o que justifica a utilização da Praça da República enquanto sede deste festival CIOFF (Conseil International des Organisations de Festivals de Folklore et d’Arts Traditionnels).

PROGRAMA
Entretanto, nas iniciativas ainda por decorrer, destaca-se:
Hoje, dia 19: 10h30: atuação em Instituições de Solidariedade Social. 22h: gala da União na Praça da República, com os grupos folclóricos: Guiné Bissau; Polónia; Perú e participação especial: Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses e Rancho Folclórico do Centro Social, Desportivo e Cultural de Outeiro.

Amanhã: 15h: gala da Família no Centro Cultural de Viana do Castelo, com participação dos grupos folclóricos de Polónia; Itália; Colômbia; Bolívia; Guiné Bissau; Perú; Portugal. 22h: gala Santoinho na Fundação Santoinho, em Darque, com os grupos da Polónia; Itália; Colômbia; Bolívia; Guiné Bissau; Perú, e participação especial do Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha
Sábado: 10h – 13h: Viana Sensorial – Uma Cidade, cinco Sentidos. Exibições de dança em diversos locais do centro da cidade, mostra gastronómia pelos grupos estrangeiros e exposição dos seus trajes. 22h: gala da Fraternidade na Praça da República, com os grupos folclóricos da Bolívia; Colômbia e participação especial do Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima e Ronda Típica de Carreço.

Domingo: 12h: Missa em Santa Luzia com todos os grupos. 13h: piquenique. 17h30: atuações/desfile pelas ruas da Cidade (Estação – Avenida dos Combatentes – Praça da Liberdade). 22h: gala de Encerramento na Praça da República, com participação dos grupos folclóricos da Polónia; Itália; Colômbia; Bolívia; Guiné Bissau; Perú e participação especial do Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.