Viana é palco de dois eventos de surf

Surf inclusivo, experiências de surf e de skate para diferentes públicos, concertos, conferências, exposições permanentes e temporárias e formação avançada para treinadores de surf são as propostas do Blue Surf Festival, que se realiza em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto, de  hoje, 28 de setembro até 01 de outubro. 

O Surf Clube de Viana (SCV) pretende, “impulsionar a inclusão no desporto e na sociedade, sensibilizar para o voluntariado e sustentabilidade e promover a prática do surf junto de pessoas com diferentes necessidades e capacidades, melhorando a sua saúde física e mental”.

O Blue Surf Festival visa envolver a comunidade surfista e não surfista, está incluído no projeto pan-europeu BLUESURFEST, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ Sport. É um projeto, que dá continuidade ao INCLUSEA − Development of Professional Skills in the Field of Adapted Surfing, e prevê a organização de seis festivais de surf inclusivos, nos seis países europeus parceiros do BLUESURFEST. Em Portugal, este projeto tem como parceiro o SCV. Os palcos do evento serão o Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo (CAR Surf de Viana) e a praia do Cabedelo.

Nos dias 28 e 29 de setembro, cerca de 200 alunos do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola vão ter experiências de surf. 

Concertos de três bandas formadas por surfistas “Souls of Fire”, “Du Nothin” e “Tutti Tasty”, junto ao CAR Surf de Viana, encerram o programa de dia 29 de setembro.

Nos dias 29 e 30, também os alunos das três turmas do 1.º ciclo vencedoras do concurso “Oceano é Vida”, e cujos trabalhos já estão expostos no CAR Surf de Viana, vão ter oportunidade de vivenciar experiências de surf e de skate. 

No sábado, dia 30 de setembro, é um dia aberto com experiências de surf inclusivo (surf adaptado, Blue Gym +65, “Wolfy” SurfingDog e social) e ainda a realização de dois painéis de conferências, intitulados “Inclusive Surfing” e “Culture, Performance, Safety & Sustainability”. Haverá, ainda, duas sessões/exposições temporárias: “Atelier ao Vivo”, pela APPACDM; e “Realidade virtual 360º”, pela 13 Grados.

A 01 de outubro, haverá uma formação avançada para treinadores com o australiano Martin Dunn. Com uma duração de oito horas, esta formação está acreditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Também vai realizar-se o Get Together Volunteering, que vai juntar ex-voluntários e atuais voluntários nacionais e internacionais.

Além do Surf Clube de Viana, o BLUESURFEST tem como parceiros a Sociedad Regional de Educación, Cultura y Deporte, de Espanha, e que coordena o projeto, a Association Nationnale Handi Surf, de França, a Liquid Therapy, da Irlanda, a Deutscher Wellenreit Verband, da Alemanha, e a Federazione Italiana Sci Nautico e Wakeboard, de Itália.

Paralelamente, Viana do Castelo recebe a conferência anual da World Surf Cities Network, evento que coloca a cidade no centro do mundo do surf. 

Este ano, Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023 e cidade membro das WSCN desde 2014, foi eleita por unanimidade para a presidência, contando também com o apoio de Arica, no Chile, com funções de vice-presidência e que assumirá a presidência em 2024.

Durante a iniciativa, irá realizar-se a Assembleia Geral anual da WSCN, que tem como um dos pontos da sua ordem de trabalhos a análise e tomada de decisão sobre as candidaturas de adesão submetidas pelos municípios candidatos. De momento, são quatro os municípios candidatos: Nazaré, Matosinhos, Ribamontán al Mar, em Espanha, e San Bartolo, no Peru. Caso as candidaturas de Nazaré e Matosinhos sejam aprovadas, Portugal passará a ser o país da rede com mais cidades-membros.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.