Viana e Rio de Janeiro assinam protocolo de geminação

Viana do Castelo e o Rio de Janeiro, no Brasil, estão geminadas. A assinatura do protocolo aconteceu recentemente no Salão Nobre da autarquia vianense depois de idêntica cerimónia ter decorrido, meses antes, na Prefeitura da “cidade maravilhosa”.

“Quando se assina um protocolo de geminação o que se pretende transmitir é que há uma vontade de várias instituições, no fundo da população, para que haja um vínculo e algo que venha confirmar aquilo que já é um desejo”, referia o autarca de Viana. José Maria Costa acrescentava que “ao longo dos anos temos tido uma relação muito forte entre o Norte de Portugal com o Rio de Janeiro, porque foi um destino da nossa emigração, mas foi também e tem sido um espaço económico e de cooperação do ponto de vista cultural”.

Com a presença na cerimónia do presidente da Casa do Minho no Rio de Janeiro (Agostinho Silva), José Maria Costa enalteceu o papel daquelas associações para a divulgação da cultura nacional. “A comunidade vianense é muito respeitada e muito empenhada do ponto de vista social, mas acima de tudo é uma comunidade que preserva a sua cultura e que se abre a outras culturas”, sublinhava.

“Este protocolo pretende cobrir esse espaço de oportunidades, aprofundar os relacionamentos culturais, económicos e podermos construir uma irmandade. Hoje a diplomacia faz-se através das cidades”, informava o autarca vianense. Acrescentando que aumentar as relações na área do turismo com o Brasil é um dos objetivos desta geminação.

A vereadora da Prefeitura do Rio de Janeiro (na foto com o edil vianense) dizia que o Rio de Janeiro merece o título de “cidade maravilhosa”. Teresa Bergher acrescentava que “estamos a assinar um protocolo entre as duas cidades mais belas do mundo e esperamos que este protocolo possa trazer uma aproximação maior entre as duas cidades”.

Com o Brasil a enfrentar momentos políticos conturbados, Teresa Bergher dava conta da falta de segurança, lembrando que muitos restaurantes fecham as portas ao final da tarde. “Portugal é um milagre, foi uma mudança tão grande e em tão pouco tempo, que nos deixa a todos muito felizes”, esclarecia. Adiantando que “Portugal está a viver uma fase esplêndida em relação ao turismo e Viana tem tudo para que possamos divulgar e estabelecer uma aproximação muito maior”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.