Viana homenageia Couto Viana e divulga vencedores de prémio escolar

No dia que se assinalam 10 anos do falecimento, a 08 de junho, de António Couto Viana, a Câmara Municipal inaugurou uma exposição com algumas das obras do autor e apresentou os vencedores do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana.

“Couto Viana estará satisfeito por ver que os alunos de Viana continuam a ler as suas obras. E que o seu nome continua bem vivo na memória dos vianenses”, referia o autarca vianense. José Maria Costa anunciava que vão premiar os vencedores numa gala no Teatro Sá de Miranda, em breve. Nessa altura vão ainda lançar um livro com os vencedores das cinco primeiras edições.

O diretor da Biblioteca de Viana apresentou os vencedores nas categorias de Conto, Poesia, Ensaio e Ilustração. Rui Viana agradecia a participação de todo na 10.ª edição do prémio.
Na modalidade CONTO (tema livre), o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes: 1.º Ciclo do Ensino Básico, Tiago de Castro Carvalho, com o conto “A missão ao Planeta Azul”; 2.º Ciclo do Ensino Básico, Mercedes Figueira Botão de Noronha Rego, com o conto “A PEDRA DA LUZ”; 3.º Ciclo do Ensino Básico, Beatriz Felgueiras da Cunha, com a obra “O Mundo da Tristeza”; Ensino Secundário, Ana Rita de Oliveira Marques, com o conto “Emulação”.

Na modalidade de POESIA (tema livre), o prémio foi atribuído aos seguintes concorrentes: 1.º Ciclo do Ensino Básico, Luna Teles Gomes, com a poesia “SER LIVRE, SER FELIZ”; 2.º Ciclo do Ensino Básico, Miguel Alves Pinto, com a proposta “O Mar”; 3.º Ciclo do Ensino Básico, Guilherme Pinto Correia, com a poesia “SAUDADE”; Ensino Secundário, Mafalda Reis Sendim Rodrigues, com a poesia intitulada “METAMORFOSE”.

Na modalidade de ENSAIO, o prémio foi atribuído aos trabalhos realizados a partir da obra de António Manuel Couto Viana, tendo vencido Maria Filipe da Ponte Guedes.

Na modalidade de ILUSTRAÇÃO, 1.º Ciclo do Ensino Básico, Maria Inês Felgueiras Gonçalves dos Reis Fernandes, com a Ilustração a partir do poema “Nove cores – Cinzento” do livro “Versos de cacaracá : poesia infantil”; 3.º Ciclo do Ensino Básico, Joana Duarte Abreu Cruz, a partir do poema “A dor” do livro “Hospital: poema-reportagem”; Ensino Secundário, Inês de Cássia Meireis Amorim, a partir do conto “Canta, puta de merda!” do livro “Que é que eu tenho, Maria Arnalda? E outros contos pícaros.

“De ano para ano tem havido uma qualidade superior”, manifestou um elemento do júri. Maria Humberta fala que “os trabalhos estão literariamente bem escritos e são criativos. Isto demonstra que o ensino em Viana está a seguir a meta e os objetivos ambicionados por todos nós. Ou seja, além do conhecimento deve-se potenciar a criatividade”.

Feira do Livro ainda sem data

A edição deste ano da Feira do Livro ainda não tem data definida. O autarca vianense anunciou que, em breve, será anunciada a data e os novos moldes. Este ano uma das figuras de destaque será Ruben A.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.