Viana investe 402 mil euros na orla costeira

O Município de Viana do Castelo anunciou que está a investir, no presente ano, 402 mil euros na requalificação e valorização ambiental nos territórios da orla costeira e dos espaços naturais e na vigilância de 12 praias durante a época balnear. O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o presidente da Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores assinaram, este mês, o protocolo visando a salvaguarda da segurança nas praias marítimas e fluviais no período entre 27 de junho e 30 de agosto, num investimento de 197 mil euros.

No início de junho, tinha já sido aprovado uma verba de quase 170 mil euros para o Programa de Conservação e Valorização Ambiental dos espaços da orla costeira e de 35 mil euros para o Programa de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais, envolvendo os territórios das praias, espaços de recreio e lazer.

O protocolo agora assinado visa, assim, garantir a segurança, durante a época balnear, nas praias de Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo de Neiva, Argaçosa e Foz do Lima.

De acordo com o protocolo, o Município de Viana do Castelo suportará os encargos financeiros, respeitando o dispositivo de segurança e cumprindo as instruções do órgão local da Autoridade Marítima, Capitania do Porto de Viana do Castelo. Já a Coordenada Decimal fica responsável, entre outros, pela preparação da época balnear, que inclui recrutamento, seleção, capacitação e contratação dos nadadores salvadores, paramédico, coordenador, operadores de embarcação e motos 4×4, assumindo ainda a monitorização e coordenação dos profissionais do dispositivo de segurança.

No âmbito dos Protocolos de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental com as Juntas e Uniões das Freguesias do concelho, a autarquia fará um investimento de 169.487,00 euros em ações de conservação, salvaguarda, reabilitação, requalificação e valorização ambiental nos territórios da orla costeira no concelho de Viana do Castelo.

Já para o Programa de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais envolvendo os territórios das praias, espaços de recreio e lazer foi aprovada uma verba de 35 mil euros, a ser transferida para as Juntas e Uniões de Freguesia, abrangendo Alvarães – Azenha da Almerinda, Amonde – Pincho, Darque – São Lourenço, Lanheses – Parque Verde, Santa Marta de Portuzelo – Parque de Merendas da Preguiça, U. F. de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira) e Deão – Candeias, U. F. de Subportela, Deocriste e Portela Susã – Torrenta, U.F. de Cardielos e Serreleis- Cardielos – Parque de Merendas e Serreleis – Barco do Porto; U.F. Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela – Argaçosa e Vila Franca – Barco do Porto.

Lotação das praias

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu a conhecer a lotação das praias no concelho de Viana do Castelo. Esta é uma das regras sanitárias a serem cumpridas face à pandemia de covid-19.
Os limites à lotação são os seguintes: Arda/Bico – 1.400, Afife – 900; Paçô/Carreço – 900, Cabedelo – 800, Cabedelo/Luziamar – 800, Praia Norte – 600, Carreço – 600, Amorosa/Chafé – 400, Amorosa/Bico – 400 e Pedra Alta (Castelo do Neiva) – 200.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.