Foram lançados, na última terça-feira, Dia Mundial da Alimentação, dois projetos de promoção de hábitos de alimentação saudável. O projeto Mercado na Mesa e o Nutrir Ideias, que vão ser desenvolvidos até 2020, em parceria com o Serviço de Nutrição e Alimentação da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O projeto primeiro consiste na criação de oportunidades formativas com vista à promoção de um estilo alimentar saudável e sustentável ao longo da vida, materializando-se na disponibilização de um programa de workshops de alimentação saudável, a decorrer no Mercado Municipal de Viana do Castelo, uma vez por mês.
Os workshops destacam a sazonalidade dos produtos, o consumo de peixe, as porções alimentares e os modos de confeção saudáveis, tendo como objetivo promover a adoção de um padrão alimentar mediterrânico e capacitar os cidadãos para a adoção de comportamentos alimentares saudáveis e protetores da saúde e do ambiente, a nível individual e familiar.
O projeto Nutrir Ideias consiste na dinamização de sessões de sensibilização/capacitação sobre temas relevantes na adoção de uma alimentação saudável, destinando-se a pessoas de diferentes estratos socioeconómicos e etários, nomeadamente, migrantes, idosos, desempregados, entre outros. O objetivo passa por contribuir para a melhoria da literacia alimentar e nutricional da população do concelho de Viana do Castelo e facilitar o acesso a informação qualificada sobre consumos alimentares saudáveis e protetores face a doenças não transmissíveis.
Ainda no âmbito das comemorações, os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, durante esta semana, levam a temática do Desperdício Alimentar a 14 escolas do concelho com base no livro digital da Fundação Calouste Gulbenkian “O Tio Desafio”, das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.