Viana do Castelo acolhe até esta quarta-feira participantes do projeto InclusEU. Este projeto financiado pelo programa europeu CERV-2022-CITIZENS-TOWN da European Education and Culture Executive Agency, envolve oito países: Portugal, Espanha, Itália, Hungria, Irlanda, Roménia, Holanda e Polónia. Neste projeto pretende-se abordar temas relevantes sobre a inclusão social e voluntariado juvenil como resposta cívica às crises humanitárias (covid, guerra, conflitos armados).
O inclusEU tem como prioridade fomentar um sentimento de pertença à Europa através da promoção do debate sobre o futuro da Europa e reflexão sobre o impacto da pandemia de COVID-19 nas comunidades locais. Nesse sentido, em cada evento, será abordada a participação cívica dos jovens face às crises sociais e será refletida a importância do voluntariado e da solidariedade para a recuperação social, constituindo-se também como uma oportunidade para a inclusão social dos jovens.
Carlota Borges, vereadora da Juventude, acolheu esta segunda-feira, a bordo do navio Gil Eannes, diversos elementos das cidades europeias e anfitriãs deste projeto, que terão oportunidade de conhecer a nossa cidade e os projetos por nós implementados.