Sob a organização do Viana Remadores do Lima, com o apoio da Viana Festas e Câmara Municipal de Viana do Castelo, desenrolou-se um desfile náutico durante a manhã do dia 18 agosto, na frente ribeirinha junto à Praça da Liberdade, Viana do Castelo.
A III edição da Regata Internacional Nossa Senhora da Agonia desenrolou-se num circuito em triângulo com cerca de 1000 metros de distância com embarcações de 4x+ Yolettes. Marcaram presença quatro clubes, o Clube Galitos de Aveiro, o Real Club Fluvial Portuense, de Vila Nova de Gaia, o Endaika de Hendaye, França e o clube da casa, com seis dezenas de atletas.
O intuito desta regata, desde a sua génese, é a promoção do remo na sua vertente de lazer e formação.
Em disputa, encontrava-se um troféu coletivo a atribuir ao vencedor de três edições consecutivas ou cinco alternadas. Coube ao Viana Remadores do Lima levantar o troféu pela conquista das três edições consecutivas.
Na frente Ribeirinha, todos os adeptos e romeiros puderam observar um desfile único em Viana do Castelo de uma traineira de nome SUHIGARAIXIPI, característica de Hendaye. Esta embarcação é conhecida como um barco de competição de Remo de Mar. Uma embarcação com 12 metros de comprimento, tripulada por 13 atletas e um timoneiro. O seu nome proveio de um famoso corsário Hendayais, Johannis de SUHIGARAIXIPI, que em seis anos de atividade capturou mais de 100 navios mercantes, antes de morrer em combate na “Terra Nova”, em 1694.
(VRL/Imprensa)