O núcleo da Guarda Nacional Republicana de Viana do castelo identificou 55 idosos em “situação vulnerável”. A conclusão foi tirada após a operação “Censos Senior”, que decorreu no mês de outubro de 2018.
Segundo informação do Comando Territorial de Viana do Castelo, o número de idosos sozinhos ou isolados diminuiu 30% relativamente ao ano anterior. “As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro”, refere fonte da GNR.
O objetivo da Operação “Censos Senior” é “atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações de idosos que vivem sozinhos e/ou isolados”.
De acordo com fonte do Comando, “os militares privilegiaram o contacto pessoal e a realização de ações em sala, no sentido de sensibilizarem este público-alvo para que não adotem comportamentos de risco, evitando que se tornem vítimas de crimes, como furtos, roubos ou burlas”.
“Ainda no âmbito do programa “ Idosos em segurança” este Comando mantém visitas regulares aos idosos que se encontram nas situações mencionadas, procurando verificar as suas necessidades e acompanhar o seu bem-estar”, salienta a mesma fonte.