Viana aumenta tarifas de resíduos

Nos próximos dois meses, a tarifa dos resíduos sólidos vai ser atualizada no concelho de Viana do Castelo. Em causa está o aumento dos custos da tonelada dos resíduos depositados em aterro, que em 2021 teve um aumento na ordem dos 333% e este ano de 236%. A proposta de alteração foi aprovada, por maioria, na última reunião de Câmara, com abstenção dos vereadores do PSD e voto contra da CDU. A vereadora do CDS-PP não participou na reunião, nem se fez representar.

Fomos confrontados com dois aumentos em dois anos seguidos, na ordem dos 333% no ano de 2021 e 236% em 2022, nesse sentido o Município não consegue incorporar esta subida da tonelada depositada na Resulima e, uma vez que a atividade da Resulima e dos Serviços Municipalizados está regulada pela ERSAR temos de praticar tarifários que sejam compaginados com os custos operacionais”, referia o autarca vianense.

Luís Nobre garante que não refletiram os custos “na íntegra”, mas fizeram uma estruturação por consumidores domésticos e não domésticos. “Nos domésticos está desagregado por escalões. No fundo, desincentivando ao consumo, porque quanto maior for o consumo maior é o valor da tarifa”, salienta o autarca socialista. Acrescentando que “mantivemos a tarifa social, onde a fixa não é cobrada”.

Cada família suportará um aumento “entre um euro e 1,80 euros”. No caso das empresas, Luís Nobre assegurava que “algumas delas vão pagar menos 5,82 euros e outras (indústrias e serviços da administração central) vão ter um aumento na ordem dos 60 a 70%”.

O autarca socialista garantia que “era um exercício de muito equilíbrio” e que pretende ser um incentivador para que os vianenses façam mais reciclagem. “Quanto mais reciclagem fizermos mais barato será o preço da tonelada nos outros resíduos”, expressava. A tonelada paga em aterro pelos municípios da Resulima é de 26,49 euros.

Em 2023, as tarifas do Parque de Estacionamento do Campo d’ Agonia (PECA), do elevador de Santa Luzia e dos bilhetes dos mini autocarros elétricos vão também sofrer um aumento.

Casas de banho já estão a funcionar

A época balnear já arrancou em algumas praias do concelho e o presidente vianense garantiu que “as casas de banho já estão abertas desde ontem [dia 13 de junho]”.

Luís Nobre, questionado sobre a abertura do restaurante na praia Norte, anteriormente designado por Santa Gula, disse que “havia, pelo anterior executivo, um compromisso com todas as entidades exploradoras que lá estavam”. O autarca revela que “foram criadas condições para os bares”. O restaurante “como foi um equipamento que se concluiu de forma mais tardia, temos estado em negociação para abrir o quanto antes. Por minha vontade tinha aberto ontem”.

Foi sempre assumido um compromisso com as entidades que lá estavam. Não há segredos. O Município assumiu que iria dar as mesmas condições às entidades que lá estavam. Em relação aos bares cumpriu-se, o restaurante foi um processo mais tardio”, enfatizou.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.