Vianenses entre os nomeados para prémios da música portuguesa

Foram ontem revelados em conferência de imprensa no Coliseu dos Recreios os 50 nomeados da 6.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesae tambémquem se vai juntar a Filomena Cautela na apresentação da cerimónia de entrega de prémios: Inês Lopes Gonçalves. A gala vai decorrer a 16 de maio, no mesmo espaço, e será transmitida em direto pela RTP1, RTP África, RTP Internacional, RTP Play e Antena1.

As nomeações nas categorias Vodafone Canção do Ano, Melhor Artista Feminina, Melhor Artista Masculino, Melhor Grupo e Melhor Álbum são escolhidas pela Academia PLAY, constituída por 235 profissionais ligados à indústria musical (agentes, managers, artistas, produtores, promotores de espetáculos, técnicos e jornalistas) — mediante uma lista de 30+, a qual tem por base critérios volumétricos de vendas e airplay de rádio relativos a 2023.

Do Alto Minho, surgem quatro nomes para nomeados: Sons do Minho, de Viana, com “Recomeçar” (música popular); e o também vianense Mário Costa, com “Chromosome” (jazz).

De salientar que as categorias Melhor Álbum Fado, Artista Revelação, Prémio Música Ligeira e Popular (pela primeira vez a concurso), Prémio Lusofonia, Melhor Videoclipe, Melhor Álbum Jazz e Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita foram sujeitas a candidaturas por parte de artistas e editoras, sendo que, nesta edição, a organização recebeu 842, um número recorde, com um aumento de 57% em relação a 2023 (537). 

A escolha dos nomeados destas últimas sete categorias — exceto Artista Revelação e Prémio Lusofonia (os nomeados são escolhidos pela Academia) — está a cargo de comités especializados, mercê das características específicas necessárias para análise das obras.

Às 12 categorias já referidas, somar-se-ão mais duas (14 no total), cujos nomes vão ser divulgados na gala de maio: Prémio Carreira, atribuído pelos promotores — Audiogest e GDA — e Prémio da Crítica, o qual é definido por um painel de jornalistas da área da música. Todo o processo de candidaturas, nomeações e seleção de vencedores é auditado pela PwC.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.