Vila Animal lança apelo

A associação de proteção animal “Vila Animal de Viana do Castelo” precisa do apoio da população no sentido de acolher temporariamente os animais (cães e gatos) ao seu cuidado.

A situação prende-se com o surto de esgana, registado em julho último, que, conforme nos foi referido, afetou as já de si degradas instalações. Isso implicou a imediata suspensão de recolha de animais de rua.

De igual modo, a “decorrente salvaguarda de bons índices de saúde pública, quer ainda através de promoção de ações de sensibilização e mitigação da problemática do abandono, dos maus-tratos e da reprodução descontrolada”.

Não obstante, os responsáveis da instituição terem avançado com imediatas e profundas ações de desinfeção e, mesmo, de repavimentação do local, que se prolongaram por semanas, o vírus permanece acivo, ainda hoje.

Por isso, os animais só podem ser acolhidos previamente vacinados, sendo que a imunização só ocorre entre 45 a 60 dias após a administração da vacina. Por isso, o apelo às pessoas que os puderem ter em casa durante esse período de quarentena.

A instituição não dispõe de espaço para tal e é uma situação que se verificará “enquanto não se efetivar a mudança para as novas instalações protocoladas com a Câmara Municipal, prevista para final deste ano”.

A Vila Animal pode ser contactada pelo telem 933 536 79 e <[email protected]>. É-nos, ainda, referido que, quem o não poderá fazer, poderá “sempre associar-se à causa enquanto voluntários ou associados, ou ainda através de oferenda de donativos – ainda que simbólicos – em dinheiro ou em géneros”. O NIB é o 0035 0852 0014 9890 2302 3.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.